Intelsat III F-3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Intelsat III F-3
Lançamento 06 de fevereiro de 1969 (45 anos)
Veículo Delta M
Operador LuxemburgoIntelsat
Vida útil 5 anos
Design TRW
Peso 293 kg
Designação COSPAR 1969-011A

O Intelsat III F-3 era um satélite de comunicação geoestacionário que foi construído pela TRW, ele era de propriedade da Intelsat, empresa atualmente sediada em Luxemburgo.

História[editar | editar código-fonte]

O Intelsat III F-3 fazia parte da série Intelsat III que era formada por oito satélites, que foram usados para retransmissão de telecomunicações comerciais globais, incluindo TV ao vivo.

O satélite era estabilizado por rotação com uma estrutura de antena despun (a sua antena tinha 34 polegadas de altura). Contava com um sistema de propulsão de hidrazina com quatro propulsores e quatro tanques. Controle térmico passivo. Com células solares que produziam 178 W de pico, nove baterias de NiCd Ahr. A carga consistia de dois transponders que utilizavam 12 watts amplificadores TWTA para acesso múltiplo, 1500 circuitos de áudio ou quatro canais de TV. O Intelsat III F-3 foi parcialmente operacional por 7 anos.[1]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O satélite foi lançado com sucesso ao espaço no dia 6 de fevereiro de 1969, abordo de um foguete Delta M lançado a partir da Base de lançamento espacial do Cabo Canaveral, na Flórida, EUA.[2] Ele tinha uma massa de lançamento de 293 kg. Sua vida útil estimada era de 5 anos.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências