Intermezzo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Um Interlúdio (do italiano Intermezzo) em música, é simbolo musical entre dois atos, no caso de óperas com número de atos par; ou entre duas cenas de um mesmo ato, no caso de óperas com número de atos ímpar. Frequentemente caracteriza-se por uma pequena composição, geralmente para órgão e de caráter improvisativo, que ocorre entre diferentes peças musicais como hino, salmo ou cantata. No caso da peça ser orquestral, o interlúdio surge para preencher o intervalo entre dois atos (ópera).

Exemplos de ópera com intermezzo são: Carmen, de Bizet (entre o 3º e o 4º ato); Manon Lescaut, de Puccini (entre o 3º e o 4º ato); Cavalleria Rusticana, de Mascagni (entre as duas partes); e Daphnis et Chloé, de Maurice Ravel (entre as 11 primeiras partes e as 11 últimas da suíte de música incidental).

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.