Internacionalismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Internacionalismo é uma corrente política que advoga uma maior cooperação econômica e (ou) política entre nações em prol do benefício mútuo. Partidários da corrente argumentam que as nações poderiam tirar vantagens recíprocas ao focarem políticas de longo prazo que envolvam todo o globo ao invés de políticas individualistas restritas ao cenário nacional. Freqüentemente, é associado à esquerda política[1].

O internacionalismo socialista é o conceito de que a classe trabalhadora é uma só no mundo inteiro e que as divisões em países (brigas entre os burgueses que operam o Estado) não devem ser defendidas pelo povo.

Outro internacionalismo é o do Movimento Humanista, a Nação Humana Universal[2], que seria o resultado de uma convergência na diversidade, em que o mínimo denominador comum serão os direitos humanos, a democracia real e a não-violência.

Ver também

Referências

  1. Douet, Marie-José (mai–juin 2009), «Il y a 90 ans : Fondation de la 3ème Internationale», L’Egalité (em francês) (137)  Verifique data em: |data= (ajuda), in «L'Internationale communiste», Gauche révolutionaire (em francês), FR: Comité pour une internationale ouvrière, 8 de julho de 2009 
  2. «Nação Humana Universal». 26 de fevereiro de 2005. Consultado em 28 de setembro de 2014 


Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Internacionalismo