International Bank Account Number

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O International Bank Account Number (IBAN; número internacional de conta bancária) é um código-padrão internacional para a identificação de contas bancárias. Foi originalmente adoptado pelo European Committee for Banking Standards e posteriormente adoptado como ISO 13616:1997 e actualmente ISO 13616:2007.

Formato do IBAN[editar | editar código-fonte]

O IBAN é composto, no máximo, por 34 caracteres. Os dois primeiros caracteres correspondem ao país de domiciliação da conta (PT-Portugal, ES-Espanha, DE-Alemanha, etc.). O terceiro e quarto caracteres são de controlo e servem para validação do código do país. Os restantes dígitos correspondem à estrutura de identificação de contas definida para cada país.

Em Portugal, a construção do IBAN é efectuada sem necessidade de alterações dos números de conta nacionais e da respectiva estrutura. O IBAN das contas bancárias domiciliadas em Portugal tem 25 caracteres – o prefixo «PT50» e os 21 caracteres do NIB.

No Brasil, todas as contas bancárias tem um IBAN desde 01 de julho de 2013. Basta ligar para o banco e pedir o seu número. O site agenciasbancos.com disponibiliza uma calculadora online do IBAN dos principais bancos brasileiros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um banco ou instituição financeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.