International Film Festival Rotterdam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:

O International Film Festival Rotterdam (IFFR) (Festival Internacional de Cinema de Roterdão) é um festival de cinema realizado anualmente em vários cinemas em Roterdão, Países Baixos, no final de janeiro. É um dos maiores festivais da Europa, sendo um dos cinco maiores festivais de filmes europeus, ao lado de Cannes, Veneza, Berlim, e de Locarno. O festival usa um tigre como seu mascote.

Festival[editar | editar código-fonte]

o escritório do festival em Roterdão

O filme festival não é famoso só por ter uma grande variedade de filmes internacionais, mas também por ser amigável a visitantes. Não há tapetes vermelhos para os cineastas e directores, mas a mistura com a multidão é o tema.

Os filmes são sem trailer ou propaganda.

História[editar | editar código-fonte]

Rutger Wolfson Director do Film Festival Rotterdam

O primeiro festival - então chamado 'International Film' - foi organizado em Junho de 1972 sob a liderança e inspiração de Hubert Bals. Desde o início, o festival tem perfilado-se como um divulgador de filmes alternativos, inovadores e não-comerciais, com destaque para o Extremo Oriente e os países em desenvolvimento. Apesar das dificuldades financeiras, em meados da década de 1980, o festival tem crescido a um ritmo constante, atingindo 367.000 visitantes em 2007.

Após a morte do fundador do festival, em 1988, foi iniciado um fundo chamado (fundo Hubert Bals), utilizado para apoiar cineastas de países em desenvolvimento.

O carácter não-competitivo do festival mudou em 1995, quando o VPRO Tiger Awards foram introduzidos - três prémios anuais para jovens cineastas do seu primeiro ou segundo filme. No próximo ano, Simon Field, ex-director de cinema do Institute of Contemporary Arts, tornou-se diretor do festival. Em 2004, Sandra den Hamer assumiu a diretoria do festival, e, desde 1 de Setembro de 2007, a liderança está nas mãos de Rutger Wolfson.

Mais que filmes[editar | editar código-fonte]

O festival não é apenas um lugar para assistir filmes. É também um lugar para conhecer cineastas e actores, que no bar e 'talk shows' estão presentes em grande número.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre International Film Festival Rotterdam
Portal A Wikipédia possui os portais: