International Monohull Open Classes Association

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

IMOCA acrónimo de International Monohull Open Classes Association, a Associação Internacional dos Monocascos das Classes Open - ocupa-se da gestão dos monocascos de 60 pés desde a sua fundação em 1991. É reconhecido pela Federação Internacional de Vela - em Inglês, International Sailing Federation (ISAF) - desde 1998.

A associação engloba os interesses dos corredores, organizadores e arquitectos relacionados com esta classe de veleiros de corrida ao largo, e ajuda à preparação do campeonato do mundo de corridas oceânicas como a Vendée Globe, a Route du Rhum, a Transat Jacques-Vabre, a Barcelona World Race, a Fastnet, etc.

Classe Open 60[editar | editar código-fonte]

Monocasco da Classe Open 60

Foi justamente depois da 1ra prova da Vendée Globe que se pensou estabelecer regras de jauge para a Classe Open 60 e para as quais participaram como membros fundadores; Isabelle Autissier, Christophe Auguin, Alain Gautier e Jean-Luc van den Heede. É a IMOCA, reconhecida conhecida como classe internacional pela Federação Internacional de Vela em 2001, que gera os interesses da Classe Open 60 [1] .

Especialmente concebidos para as grandes corridas transatlânticas e mesmo de volta ao mundo, os Open 60 são construídos de forma a poderem planar (surfar) quando encontram os ventos dominantes da volta ao mundo de Oeste-Este na zona dos Quarentas Rugidores, situações onde atingem velocidades de 25 nós [2] .

Jauge[editar | editar código-fonte]

A resignação de "Open" dá uma certa liberdade aos arquitectos desde que esteja conforme os valores definidos pela jauge IMOCA que exigem [2] :

Além das regras de segurança habituais a todo o veleiro, a IMOCA exige painéis se saída no costado mesmo se obriga a que o barco seja capaz de se auto-revirar em caso de capotamento [2] .

Referências

  1. Classe Open 60 (em francês) - Abril 2012
  2. a b c Barcelona World Race (em francês) - Abril 2012

Ligações externas[editar | editar código-fonte]