International Race of Champions

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

International Race of Champions (IROC) é uma competição automobilística disputada a cada ano desde 1973 (com exceção de 81, 82 e 83) por 12 pilotos entre campeões e destacados no cenário americano.

Em fevereiro de 2008, após a suspensão da temporada de 2007 por falta de interesse dos patrocinadores, o presidente da IROC, Jay Signore anunciou o fim definitivo da competição. Na mesma ocasião foi também anunciado um leilão para liquidação de todos os equipamentos, carros, ferramentas e memorabilia referente à IROC1 .

O conceito da IROC, International Race of Championsfoi originalmente desenvolvido em 1973 por Les Richter, Roger Penske e Mike Phelps. A idéia era reunir em uma competição os melhores pilotos das maiores categorias do automobilismo, pra que em condições idênticas de disputa se determinasse o melhor dentre eles. Para esse fim, evitaria-se as condições comuns a outras categorias, que pudessem afetar o desempenho pessoal de cada piloto, como parada nos boxes e carros diferentes. Todos os pilotos receberiam carros idênticos em cada uma das 4 provas do ano percorrendo a cada etapa cerca de 100 milhas (160 km) de percurso.

Vários brasileiros já participaram da IROC, entre eles Helio Castroneves, Felipe Giaffone e Emerson Fittipaldi, Felipe Massa e Tony Kanaan


Carros Usados[editar | editar código-fonte]

Campeões[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. IROC Goes to Auction (19 de fevereiro de 2008)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.