International Superstar Soccer 98

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
International Superstar Soccer 98
Produtora(s) KCEO
Editora(s) Konami
Série International Superstar Soccer
Plataforma(s) Nintendo 64
Lançamento
Gênero(s) Esporte (Futebol)
Modos de jogo Single-Player e Multiplayer

International Superstar Soccer 98 (oficialmente abreviado como ISS 98 no Japão e conhecido como Jikkyou World Soccer: World Cup France '98) é um videogame de futebol desenvolvido pela KCEO como exclusivo para o Nintendo 64. A versão de PlayStation se chama International Superstar Soccer Pro 98 e foi desenvolvido pela KCET, sendo completamente diferente. Embora faltasse a licença da FIFPro, ele apresentava o atacante italiano Fabrizio Ravanelli, juntamente com o goleiro alemão Andreas Köpke (na versão alemã) e Paul Ince (na versão britânica). A capa norte-americana tinha o jogador o colombiano Carlos Valderrama. O jogo contou com a licença da Reebok para usar seus logotipos nas placas de publicidades e os uniformes.

Novidades[editar | editar código-fonte]

  • A Lista de equipes foi ampliada para 52
  • O número de jogadores em cada equipe foi expandido para 20
  • Modo de formação táctica podem ser inseridos a qualquer momento do jogo
  • Três novos estádios e cinco níveis de dificuldade
  • A introdução do modo editar jogador permitindo a criação de até 60 jogadores individuais
  • Nomes dos jogadores próximos dos nomes reais, ao invés dos nomes fictícios anteriormente presentes

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

O jogo foca na Copa do Mundo FIFA de 1998 e inclui cada equipe que classificada e outras. Todos os continentes possuem no mínimo um estádio, além dos uniformes oficiais da Copa do Mundo. Na versão européia, as escalações estão em conformidade com as oficiais do Mundial de 98 e também as equipes que não participaram desse mundial (na versão norte-americana as seleções estão com a escalações das eliminatórias). No entanto os nomes dos jogadores corretos por não ter conseguido a licença da FIFPro, embora o número, aparência, idade, peso e habilidades estejam corretas. Na versão européia, o jogo tem mais patrocinadores como a Reebok, Apple, Continental, Canon, Sharp, Umbro , Major A (uma das divisões da Konami) e até a própria Konami que aparecem nas placas de publicidades. Já a versão japonesa o nomes do jogadores estão licenciados, embora esteja escrito em japonês

Modos de jogo[editar | editar código-fonte]

Jogo amistoso[editar | editar código-fonte]

um amistoso contra o computador ou com outro jogador com opções de estádio, tempo e horário, assim como vantagens ou desvantagens (condição do jogador, força do goleiro e número de jogadores em campo 7 a 11.)

Copa Internacional[editar | editar código-fonte]

Este modo consiste no jogador escolher uma seleção de uma região e tenta levar ela a Copa Internacional 98, a partir das eliminatórias de sua respectiva região.

Liga Mundial[editar | editar código-fonte]

Consiste em uma liga de 48 seleções com turno e returno.

Cenário[editar | editar código-fonte]

16 situações onde o jogador e colocado em uma partida em andamento. Dependendo da dificuldade, o jogador deve administrar uma vitória (em partidas mais fáceis), ou ganhar um jogo desempatando ou virando a partida (em partidas com uma dificuldade elevada).

  • Em itálico a seleção que jogador irá controlar
Jogo Placar atual Tempo restante Lance atual Descrição do jogo Jogo real
Austrália Austrália - Irã Irã 2 - 2 4:23 Escanteio para a Austrália AUSTRÁLIA perdeu totalmente o controle do jogo. Use jogo de poder australiano para ampliar o marcador novamente. Eliminatórias Intercontinentais para a Copa do Mundo de 1998
 Iugoslávia - Espanha Espanha 1 - 1 4:41 Falta para a Espanha ESPANHA abriu o placar com uma cobrança de pênalti, mas sofreram o empate no último momento. Os espanhóis são fortes o suficiente? Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 1998 (Grupo 6)
Rússia Rússia - Itália Itália 1 - 1 3:18 Falta para a Itália A vaga para o torneio está na partida no inverno. A dedicação italiana superará a russa? Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo (Play-off Europeu)
Noruega Noruega - Suíça Suíça 3 - 0 1:07 Escanteio para a Noruega Graças ao poder da NORUEGA, a SUÍÇA concedeu a liderança do placar. Com um jogador a menos, será que a Suíça pode voltar ao jogo? Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 1998 (Grupo 3)
Dinamarca Dinamarca - Croácia Croácia 3 - 1 2:21 Falta para Croácia DINAMARCA tinha a liderança, mas agora a CROÁCIA assumiu o controle. Com um homem a menos, pode a DINAMARCA manter a liderança no placar? Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 1998 (Grupo 1)
Chile Chile - Argentina Argentina 1 - 2 4:11 Falta para o Chile O CHILE concedeu um gol no momento final. Marque um gol nesta cobrança de falta para assumir a liderança mais uma vez. Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 1998 (Rodada 16)
Irlanda do Norte Irlanda do Norte - Alemanha Alemanha 1 - 0 2:55 Escanteio para a Alemanha A ALEMANHA não pôde tomar o controle do jogo e assumir a liderança. Mostre a verdadeira força da Alemanha! Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 1998 (Grupo 9)
Japão Japão - Brasil Brasil 0 - 2 2:01 Falta para o Japão Os japoneses foram dominados pela habilidade brasileira. Mas nunca se sabe o que vai acontecer no futebol. Amistoso Internacional
Peru Peru - Uruguai Uruguai 2 - 1 3:49 Falta para o Uruguai Com os peruanos na liderança e o seu craque expulso, parece que não há nenhuma esperança para URUGUAI. Será que este jogo terminará como está? Eliminatórias Sulamericanas para a Copa do Mundo de 1998 (Rodada 16)
Países Baixos Países Baixos - Bélgica Bélgica 2 - 0 2:18 Pênalti para a Bélgica Holanda tem a vantagem neste jogo predestinado. Mas com esta penalidade, o jogo pode virar. Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 1998 (Grupo 7)
Alemanha Alemanha - Portugal Portugal 0 - 1 3:22 Lateral para a Alemanha PORTUGAL foi castigado por demorar muito tempo para matar o jogo. Eles podem impedir o feroz ataque da ALEMANHA? Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 1998 (Grupo 9)
Paraguai Paraguai - Argentina Argentina 0 - 2 3:54 Pênalti para o Paraguai A ARGENTINA cometeu uma penalidade, e agora está com um a menos. Para parar o ímpeto paraguaio, este pênalti precisa ser defendido. Eliminatórias Sul-americanos para a Copa do Mundo de 1998 (Rodada 13)
Paraguai Paraguai - Colômbia Colômbia 1 - 1 4:38 Lateral para o Paraguai Ambas as equipes tiveram jogadores expulsos. Parece um jogo difícil. Consiga a vitória!! Eliminatórias Sul-americanos para a Copa do Mundo de 1998 (Rodada 10)
Itália Itália - Inglaterra Inglaterra 0 - 0 3:36 Tiro de meta para a Inglaterra Os ingleses estão determinados a vencer na Itália, a fim de retribuir a derrota na partida anterior. Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 1998 (Grupo 2)
França França - Bandeira da África do Sul África do Sul 1 - 1 4:34 Falta para a França França está lutando com a força cada vez maior da África do Sul. Será que uma substituição fará o jogo virar? Copa do Mundo FIFA de 1998 (Grupo C)
Jamaica Jamaica - México México 0 - 0 4:15 Escanteio para a Jamaica Os Reggae Boys são realmente quentes! Este jogo contra o México vai determinar se eles estão jogando para valer. Eliminatórias da CONCACAF para a Copa do Mundo de 1998 (Ultima Rodada da Quarta Fase)

Penalidades[editar | editar código-fonte]

Duas equipes disputando cobranças de pênaltis para decidir o vencedor em caso de empate, passam pelas cobranças alternadas

Treino[editar | editar código-fonte]

Seção onde se onde o jogador pode treinar livremente, cobranças de falta, escanteio e o goleiro

  • Treino Livre
  • Cobranças de falta
  • Penalidades
  • Treino de goleiro

Opções[editar | editar código-fonte]

Modo onde você pode trocar as Configurações do Jogo, Editar nome do jogador, editar número do jogador, criar jogador, registrar jogador, deletar jogador e carregar o Controller Pak

Estádios[editar | editar código-fonte]

Seleções[editar | editar código-fonte]

Ao todo são 78 seleções incluídas no jogo

Seleções Especiais[editar | editar código-fonte]

  • União Europeia Euro Stars A
  • União Europeia Euro Stars B
  • African Stars

Recepção[editar | editar código-fonte]

Os agregadores Metacritic e GameRankings deram 91[1] e 89.15%[2] de avaliação, respectivamente. Cubed3 deu ao jogo uma pontuação de 8 numa escala até 10, elogiando sua jogabilidade ridiculamente viciante, a possibilidade de se criar um jogador, seus seis modos diferentes (que têm uma opção de 64 equipes, nove estádios, quatro condições climáticas e um escolha de noite ou dia) e a capacidade de jogar multiplayer com até três jogadores.[3]

Referências

  1. «International Superstar Soccer '98». Metacritic. CBS Interactive. Consultado em 14 de janeiro de 2018 
  2. «International Superstar Soccer '98». GameRankings. CBS Interactive. Consultado em 14 de janeiro de 2018 
  3. Adam Riley (21 de março de 2006). «International Superstar Soccer 98 (Nintendo 64) Review». Cubed3. Consultado em 14 de janeiro de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.