Internet Explorer 9

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde novembro de 2012).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Internet Explorer 9
Internet Explorer 9 Icon Windows Internet Explorer 9
Desenvolvedor Microsoft
Plataforma x86, x64
Lançamento 15 de setembro de 2010 (3 anos) (versão Beta) e 14 de março de 2011 (3 anos) (versão final)
Versão estável 9.0.8112.16421 (9.0.4) (13 de dezembro de 2011; há 137 semanas)
Idioma(s) 93 Idiomas [1]
Sistema operativo Windows 7, Windows Vista e Windows Server 2008
Gênero(s) Navegador de Internet
Licença Proprietário
Estado do desenvolvimento Ativo
Tamanho 17,8 MB (Windows 7)
35,2 MB (Windows Vista e Windows Server 2008)
Página oficial Internet Explorer 9

O Windows Internet Explorer 9 (abreviado IE9) é a nona versão do navegador Internet Explorer criado e fabricado pela Microsoft. Ele é o sucessor do Internet Explorer 8.

O Internet Explorer 9 foi lançado em fase final em 14 de Março de 2011, sendo disponibilizado para Windows Vista (32/64-bit) e Windows 7 (32/64-bit).[2] em 93 idiomas.[3] Assim como ocorreu com o Internet Explorer 7, a nona versão do navegador também traz drásticas mudanças em sua interface, optando por uma aparência minimalista, privilegiando o espaço para exibição das páginas da web.[4]

Novidades[editar | editar código-fonte]

Novos recursos[editar | editar código-fonte]

  • Design simplificado;
  • Sites Fixos;
  • Exibir e acompanhar downloads;
  • Guias avançadas;
  • Página Nova Guia;
  • Pesquisa na barra de endereços;
  • Barra de Notificação;
  • Supervisor de Desempenho de Complementos;
  • Aceleração de hardware;
  • Antivírus (Somente da internet.)

Design simplificado[editar | editar código-fonte]

Nesta versão o Internet Explorer 9 esta com uma interface de usuário mais compacta. A maioria das funções da barra de comandos, (Imprimir ou Zoom), podem agora ser acessadas com apenas um clique no botão de Ferramentas. Os favoritos estão agora em um único botão na tela principal. Trazendo nesta versão uma melhor clareza/limpeza vizual. Ficando desta forma somente os botões principais na estrutura principal. Esta forma de exibição mais limpa foi inicialmente adotado pelo navegador Google Chrome.

Sites Fixos[editar | editar código-fonte]

Ao visitar determinadas páginas da Web com frequência, o recurso Sites Fixos permite que elas sejam acessadas diretamente na barra de tarefas da área de trabalho do Windows 7.

Exibir e acompanhar downloads[editar | editar código-fonte]

A caixa de diálogo Exibir Downloads é um novo recurso que mantém a lista dinâmica dos arquivos baixados. Podendo agora o navegador emitir um aviso, caso desconfie que o download seja mal-intencionado. Nesta janela de download, foi introduzido o recurso que permite pausar e reiniciar um download inacabado. Esta lista mostra também onde encontrar no computador os arquivos baixados. A lista pode ser limpa a qualquer momento, porém os arquivos permanecem no computador no local prédefinido. Este local é definido nas configurações do navegador. Vale ressaltar que tal recurso foi inicialmente implementado pelo Firefox, embutido no Google Chrome e agora disponível também no Internet Explorer.

Guias avançadas[editar | editar código-fonte]

A navegação por guias, proporciona uma melhor movimentação entre várias páginas da Web. Com este recurso, é possível navegar em diversas páginas simultaneamente. As guias também são destacáveis. Permitindo assim que, ao arrastar uma guia, uma nova instância do navegador abra-se com a guia arrastada. O mesmo terá uma função de Ajuste. Está organizará as janelas lado-a-lado. Assim sendo, o navegador se auto-ajustará conforme a resolução do monitor. As guias também serão codificadas por cores, mostrando assim, quais páginas abertas estão relacionadas umas às outras (tal recurso promete uma melhor praticidade visual e de navegação [5] ).

Página Nova Guia[editar | editar código-fonte]

O novo design da página Nova Guia exibe os sites que foram visitados frequentemente. Codificando as guias por cores, o navegador prometendo melhor a usabilidade. Uma barra indicadora também mostra a frequência de visitas em cada site. Permitindo ao usuário remover ou ocultar sites por ele visitado. É o mesmo processo da limpeza de cache.

Pesquisa na barra de endereços[editar | editar código-fonte]

Nesta versão é possível pesquisar diretamente na barra de endereços. Se digitar o endereço de um site, irá diretamente ao site desejado. Se digitar um termo de pesquisa ou endereço incompleto, se iniciará uma pesquisa usando o mecanismo de pesquisa padrão selecionado. Ao digitar poderá também receber sugestões do próprio recurso.

Barra de Notificação[editar | editar código-fonte]

A Barra de Notificação aparecerá na parte inferior do Internet Explorer fornece informações importantes de status, mas não o forçará a clicar em uma série de mensagens para poder continuar navegando.

Supervisor de Desempenho de Complementos[editar | editar código-fonte]

Os complementos, como as barras de ferramentas e plugins podem aprimorar a experiência de navegação, mas também podem torná-la lenta. O Supervisor de Desempenho de Complementos informa se um complemento está afetando negativamente o desempenho do navegador e permite que o desabilite ou o remova por completo.

Aceleração de hardware[editar | editar código-fonte]

Este novo recurso do Internet Explorer usará a potência do processador gráfico presente no computador (conhecido como GPU)[6] , para lidar com tarefas carregadas de elementos gráficos, como streaming de vídeo ou jogos online. Ao usar o GPU, o Internet Explorer dividirá o processamento da página entre o GPU e a CPU. Desta forma, promete um aumento significativo na montagem e exibição do conteudo em relações às suas versões anteriores.

Versões[editar | editar código-fonte]

O Internet Explorer 9 Beta, foi a primeira versão pública a ser lançada em 15 de Setembro de 2010. O Internet Explorer 9 Release Candidate, foi a segunda versão pública a ser lançado em 10 de Fevereiro e a versão final foi lançada dia 14 de março de 2011.

Histórico do Internet Explorer 9[editar | editar código-fonte]

A tabela a seguir mostrará a evolução do programa ao longo das versões que forem sendo lançadas, apresentando cada uma das versões pelas quais que passará, data de lançamento, compatibilidade com as versões do sistema operacional Windows, e o número de idiomas disponíveis em cada uma delas.

Versão antiga Versão atual Versão futura

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Internet Explorer 8
Internet Explorer 9
Sucedido por
Internet Explorer 10
Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.