Internet Explorer Mobile

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Internet Explorer Mobile
Internet Explorer Metro.png
Desenvolvedor Microsoft
Versão estável 11 ()
Sistema operativo Windows CE e Windows Phone
Gênero(s) Navegador
Licença Proprietária
Estado do desenvolvimento Ativo
Página oficial Internet Explorer Mobile.

O Internet Explorer Mobile (anteriormente chamado de Pocket Internet Explorer, abreviado para IE Mobile)[1] é um browser móvel desenvolvido pela Microsoft, baseado em versões do mecanismo de layout Trident. IE Mobile vem instalado por padrão no Windows Phone e Windows CE. A atual versão do Internet Explorer Mobile é baseado na versão para desktop do Internet Explorer , no entanto, versões mais antigas, as chamadas Pocket Internet Explorer, não são baseados no mesmo mecanismo de layout.

Recursos[editar | editar código-fonte]

A última versão do Internet Explorer Mobile inclui navegação por abas. O suporte a gestos, multi-touch e incluindo o recurso zoom para o navegador. Bing Search é totalmente integrado com o Internet Explorer Mobile. IE podem exibir websites móveis, tanto em "versão móvel" ou em "versão" desktop".

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Internet Explorer Mobile já está disponível para plataformas Windows CE (Este possui mais recursos do que as outras plataformas), Windows Phone , Windows Mobile e Zune HD. A versão anterior, o Internet Explorer Mobile 6, incluído com o Windows Mobile 6.5 e Zune HD é baseado no motor de renderização Trident do IE 6 com diversas melhorias. A mais recente versão, o Internet Explorer Mobile 7, é baseada no motor Trident de renderização do IE 7 com melhorias realizadas para a versão doTrident do IE 8 e está incluído no Windows Phone e Windows CE .

Histórico das versões[editar | editar código-fonte]

Pocket Internet Explorer[editar | editar código-fonte]

Pocket Internet Explorer 1[editar | editar código-fonte]

Pocket Internet Explorer foi introduzido no Windows CE 1.0, lançado em novembro de 1996. Ele não derivam do código do Internet Explorer e foi escrito a partir do zero para ser tão leve quanto possível. Pocket 1.1 foi liberado mais tarde adicionando suporte aos cookies, HTTPS e SSL.

Pocket Internet Explorer 2[editar | editar código-fonte]

Pocket Internet Explorer 2, lançado em setembro de 1997, com Windows CE 2.0, adicionou diversas características novas: navegação offline, redimensionamento de imagens para se ajustar à tela e suporte melhorado para HTML, incluindo conjuntos de quadros e tabelas.

Pocket Internet Explorer 3[editar | editar código-fonte]

Pocket Internet Explorer 3, lançado em Julho de 1998 com o Windows CE 2.10, adicionou suporte para JScript e vários protocolos de segurança.

Pocket Internet Explorer 4[editar | editar código-fonte]

Pocket Internet Explorer 4 foi a primeira a suportar ActiveX, CSS, VBScript, bem como estender o suporte adicional para recursos avançados como HTTPS e HTML. Versão Pocket 2002 para PC trouxe suporte limitado para DHTML e XML e também a capacidade de navegar em sites WAP (uma característica que não está presente no Internet Explorer para PC), Internet Explorer 6.0 adicionou suporte a IFrames. O browser suporta FTP, XSLT, cookies e GIFs animados entre outras funcionalidades.

Internet Explorer Mobile[editar | editar código-fonte]

Internet Explorer Mobile 6[editar | editar código-fonte]

Em 8 de julho de 2008 na reunião anual da Microsoft Worldwide Partner Conference, a Microsoft anunciou o Internet Explorer Mobile 6 para a sua próxima versão do Windows Mobile. Andy Lees, vice-presidente da Microsoft para negócios de comunicações móveis, disse que o Internet Explorer Mobile 6 ia ser uma versão completa do Internet Explorer 6 no Windows Mobile.[2] [3] Internet Explorer Mobile 6 foi lançado como parte do Windows Mobile 6.5. As novas funcionalidades incluem o reforço Javascript e suporte AJAX (Jscript v5.7 do Internet Explorer 8) e suporte para Adobe Flash Lite 3.1.[4] O navegador também possui uma interface de usuário redesenhada.[5] [6] [7] Qualidade geral e velocidade também foram melhorados com esta versão;[6] [7] No entanto, segundo Gizmodo e Engadget o navegador não renderiza as páginas, assim como faz o Opera Mobile e navegadores baseados em Webkit .[6] [7] [8]

Internet Explorer Mobile 7[editar | editar código-fonte]

Em 15 de fevereiro de 2010 a Microsoft revelou a sua próxima geração de sistema operacional móvel, o Windows Phone 7.[9] Com ele, veio uma nova versão do navegador Internet Explorer Mobile. Até agora, os novos recursos para o navegador inclui suporte multi-toque e gesto, navegação por abas, uma nova interface, botão zoom, animações e um motor de renderização híbrido das versões para desktop do Internet Explorer 7 e Internet Explorer 8.[10] Uma característica exclusiva desta versão do IE Mobile para Windows Phone 7 é que, a Microsoft pode automaticamente atualizar o mecanismo de layout e adicionar novos recursos, independentemente do Windows Phone Update no novo sistema Windows Phone 7.[11] De acordo com o Engadget e Gizmodo , a velocidade de renderização e a qualidade melhoraram significativamente e agora está de igual para igual com os concorrentes de navegadores para dispositivos móveis baseados no WebKit.[12] [13] [14] [15]

Internet Explorer Mobile 9[editar | editar código-fonte]

No Mobile World Congress 2011 em fevereiro de 2011, a Microsoft anunciou uma grande atualização para o Internet Explorer Mobile baseada no motor de renderização do Internet Explorer 9 .[16] Internet Explorer Mobile 9, como suas contrapartes com aversão para desktop, possui recursos de aceleração de hardware completo. A Microsoft mostra demos de suporte ao HTML5, incluindo FishIE Tank, no navegador. A segurança também foi aprimorada com o recurso de Filtro do SmartScreen.

Referências

  1. Ramig, Randy (October 4, 2005). IE Mobile blog Microsoft Developer Network. Microsoft. Página visitada em 2010-02-28.
  2. Andy Lees: Worldwide Partner Conference 2008 Microsoft (July 8, 2008). Página visitada em 2010-02-28.
  3. Hess, Arne (2008-09-25). BROWSER: Microsoft's Internet Explorer Mobile 6 aka 6 on 6 is real and shows its face the unwired. Página visitada em 2010-02-28.
  4. Internet Explorer Mobile 6 Microsoft Windows Mobile Team Blog (11 November 2008). Página visitada em 14 January 2010.
  5. IE 6 for Windows phones: Interface improved CNet (6 October 2009).
  6. a b c Windows Mobile 6.5 Review: There's No Excuse For This Gizmodo (6 October 2009). Página visitada em 13 January 2010.
  7. a b c Windows Mobile 6.5 review Engadget (6 October 2009). Página visitada em 13 January 2010.
  8. Windows Mobile 6.5 Review:It Still Sucks MobileCrunch (6 October 2009). Página visitada em 13 January 2010.
  9. Microsoft (Feb. 15, 2010). Microsoft Unveils Windows Phone 7 Series. Press release. Página visitada em 27 February 2010.
  10. Fried, Ina (2010-02-15). Microsoft hits redial in phone effort (Q&A) CNet. Página visitada em 2010-02-28.
  11. http://wpcentral.com/mobile-ie-upgradeable-independent-windows-phone-7
  12. http://www.engadget.com/2010/10/20/windows-phone-7-review/
  13. http://wmpoweruser.com/windows-phone-7-browser-surprisingly-good/
  14. http://pocketnow.com/windows-phone/exclusive-windows-phone-7-web-browser-comparison
  15. http://gizmodo.com/5590327/windows-phone-7-in-depth-a-fresh-start
  16. http://www.engadget.com/2011/02/14/microsoft-shows-off-windows-phone-7s-future-with-multitasking/

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]