Interpretação historicista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Interpretação Historicista)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Interpretação historicista é um dos modos correntes em teologia de se proceder à interpretação dos textos da Bíblia. Segundo estudiosos da área da religião, existem basicamente três métodos de se interpretar a escritura:

Método preterista: Segundo a corrente de pensamento, a concretização de profecias é um evento que já está no passado e que portanto, para os crentes servem apenas como modelo didático e não como prova da validade do profeta.

Método historicista: A escola de pensamento historicista afirma que as profecias se cumprem com o correr da história, a partir do momento em que o profeta tem a visão e a torna pública. Sendo assim, muitas profecias ainda estão se cumprindo ou por se cumprir. A profecia nada mais é do que história dita de antemão.

Método futurista: Para os futuristas as profecias terão seu cumprimento apenas no fim dos tempos, e serão rápidas. Virão para atestar o fim do mundo e com elas, se encerra a história da humanidade, tendo Deus criado então um novo mundo.