Interpretação alegórica do Gênesis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Uma interpretação alegórica do Gênesis é um modo simbólico, mais do que literal, de ler o texto bíblico conhecido como o Livro de Gênesis. Uma interpretação simbólica, entretanto, não exclui necessariamente uma leitura literal; intérpretes como Orígenes de Alexandria e Agostinho de Hipona diziam que a Bíblia é verdadeira em diferentes níveis ao mesmo tempo.

Gênesis é parte das escrituras canônicas tanto do cristianismo quanto do judaísmo, e por eles é tido como tendo uma significação espiritual muito importante. As sequências iniciais do livro contam a história bíblica das origens. Aqueles que leem o Gênesis de uma maneira literal acreditam que a criação da humanidade e de todo o universo se deu em seis dias de vinte e quatro horas de duração cada. Aqueles que acreditam em uma interpretação alegórica da história clamam que a intenção do livro não é o de relatar um fato, mas de discorrer sobre as relações do ser humano com seu criador.

Alguns judeus e cristãos têm considerado por muito tempo o mito da criação contido no Gênesis mais como uma alegoria do que uma descrição histórica, antes mesmo de a ciência moderna ter se desenvolvido. Dois exemplos notáveis são Agostinho de Hipona que, no século IV, levando em consideração a teologia, disse que tudo no universo foi criado por Deus no mesmo instante, e não em seis dias, como se a criação estivesse planejada, como o Gênesis nos conta. O outro exemplo é o judeu Fílon de Alexandria, que escreveu que seria um erro pensar que a criação aconteceu em seis dias ou em qualquer outra quantia pré-determinada de tempo.

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.