Interstate '76

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Interstate '76
Produtora Activision
Editora(s) Activision
(Brasoft, no Brasil)
Motor MechWarrior 2
Plataforma(s) PC (Microsoft Windows)
Data(s) de lançamento Estados Unidos 28 de Março de 1997
Gênero(s) Veículos de combate

Interstate '76, também conhecido como Interestadual '76, é um jogo de computador para PCs, desenvolvido pela Activision e lançado em 28 de março de 1997.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história do jogo se passa no sudoeste norte-americano, em meados do ano de 1976, numa versão alternativa deste período. Nesta versão, em plena crise do petróleo, a violência e a criminalidade chegaram a níveis tão alarmantes, que a polícia infelizmente, não dá conta de combater todos os desordeiros no interior do país. É nesse cenário caótico, é que surge uma força paralela, a AVG (abreviação de Auto Vigilante Guild), disposta a fazer o que for necessário para manter a lei e a ordem. Os membros da AVG, em sua maioria ex-pilotos de corrida, são conhecidos como Vigilantes. Os vigilantes possuem carros modificados, equipados com tudo o que há de mais moderno (para a época) para deixá-los extremamente velozes. São também dotados de armas e blindagens que possibilitam participarem dos mais mortais combates rodoviários.

Características do Jogo[editar | editar código-fonte]

O jogo foi desenvolvido em cima da engine de MechWarrior 2, o que não o impediu de ter "personalidade" própria. Para jogá-lo, é necessário tanto ser bom de reflexos(para pilotar os automóveis e destruir os inimigos), como domínio de estratégia(saber tomar as decisões certas e ir aos lugares certos nos momentos certos). Ainda no modo "T.R.I.P.", o jogador precisa saber administrar e consertar seu veículo, suas armas, além dos itens que forem conseguidos dos inimigos após suas derrotas.

Há quatro modos de jogo disponíveis:

  • "T.R.I.P.": (um acrónimo de "Total Recreational Interactive Production") - Modo principal do jogo, no qual todos os personagens são protagonistas da história central do jogo, como num filme, ou numa série de TV;
  • "Multi Melee": Batalha online, no melhor estilo "mata-mata";
  • "Auto Melee": Semelhante ao "Multi-Melee", com a diferença de os carros dos inimigos serem controlados pelo próprio computador do jogador;
  • "Scenarios": "Episódios" curtos e rápidos, onde se pode encarnar qualquer personagem, assim como uma variedade maior de veículos disponíveis.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O jogo, tem como personagens principais, Groove Champion(ou Campeão Groove, como também ficou conhecido no Brasil), que é auxiliado por seu parceiro Taurus, e seu mecânico, Skeeter. Um bandido perigoso, mas de identidade desconhecida está convocando vilões motorizados(também conhecidos como "creepers") de todo o país para formar um exército particular de mercenários sobre rodas. Jade, irmã de Groove, e Taurus são dois Vigilantes que estão investigando os planos desta quadrilha, mas, na noite de 3 de Julho de 1976, Jade Champion é atacada em uma emboscada na periferia de Lubbock, Texas. Taurus tenta a todo custo salvá-la, assim como ela o salvou em uma ocasião anterior, mas não consegue chegar a tempo. Jade é assassinada com dois tiros à queima-roupa. Taurus vai em busca de Groove, do outro lado do país, e lhe conta todo o ocorrido com sua irmã. Este, a princípio, por razões pessoais, reluta em voltar às pistas, mas o bom poder de persuasão de Taurus, somado ao crescente desejo por vingança pela morte de Jade, faz Groove reconsiderar suas idéias e partir com Taurus em uma perseguição alucinada, ao volante de um Picard Piranha 1972, o carro de Jade, uma máquina rápida e completamente armada, pronta para as mais perigosas missões.

Taurus serve como um mentor e parceiro de Groove nas primeiras missões, mas seu carro, apelidado de Eloise, é destruído em uma cilada pelos bandidos, e ele passa a seguir viagem pelo Texas na van de Skeeter. Seu apoio se torna cada vez menos físico, e cada vez mais psicológico para Groove, que passa a recuperar suas habilidades, e sobretudo, suas coragem e auto-confiança perdidas.

As pistas levam a Antonio Malochio, um contrabandista com um passado questionável. Malochio, que na maior parte do tempo, se faz passar por um pacato negociante de móveis e decorações, comprou uma bomba H no mercado negro, e tem planos de usá-la para destruir a West Texas Federal Stock - a maior reserva federal de petróleo dos Estados Unidos da América. Se seus planos derem certo, em vez de crise, haverá um verdadeiro pânico nacional e mundial, o início da anarquia, e então Malochio e seu exército de auto-vilões (secretamente apoiados pela OPEP) dominarão o país.

Durante as missões, o jogador, encarnando Groove, tem de enfrentar vários capangas de Malochio, como Cloaker, Disco Cat, Patriot, xerifes e políticos corruptos e até uma frota de jeeps-robôs rádio-controlados.

Groove e seus amigos finalmente chegam em Fort Davis, o esconderijo de Malochio, mas ele arma a bomba e se prepara para fugir, mas Groove mais uma vez, consegue salvar seus amigos, desarmar a bomba e, finalmente, enfrentar Malochio em um último duelo. Groove, por fim, vence o duelo, e vinga-se da morte da irmã, matando Malochio. Nesse instante, acontece a famosa cena: Groove cerca Malochio em seu carro destruído, diz a famosa frase "Never get outta the car!"(Nunca saia do carro!) e dá dois tiros à queima-roupa em Malochio.

E assim, encerra-se o jogo.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

A engine do jogo, apesar de ter suas qualidades, também tinha suas limitações. Essas limitações eram claramente vistas na modelagem dos personagens dos jogo, que só aparecem em animações de curta duração entre uma missão e outra. E quando aparecem, apesar de coloridos e cheios de movimento, nota-se um grave, porém cômico defeito nos mesmos. Eles não possuem rosto. Devido a essa limitação, muitos personagens têm essa "anomalia" disfarçada com cabelos compridos, bigodes e óculos escuros, como no caso de Groove e Malochio. Mas a "cara chata" é facilmente perceptível nos "rostos" de Taurus, Skeeter e Jade. Esse desenho, que pode ser até considerado tosco, por alguns, permite animações rápidas e que não carregam muita memória("leves"). Mas em contrapartida, a falta de detalhes nos rostos dos personagens, que para os padrões computacionais da época, já soaria lamentável, seria algo considerado ridículo para os padrões de hoje. Porém, este detalhe não é suficiente para prejudicar a jogabilidade e o nível de diversão que Interstate '76 proporciona. A introdução do jogo é muito divertida, lembrando o início de uma série policial com elementos típicos dos anos 1970, com muitos tiros, explosões, cenas de perseguição e salto de automóveis, e algumas tiradas de bom humor, típicas das séries policiais do período. O mais curioso, é que cada personagem, é identificado como sendo interpretado por um ator fictício.

Lista de personagens principais[editar | editar código-fonte]

Segue abaixo, a lista dos principais personagens, acompanhados pelos nomes dos "atores virtuais" e dos verdadeiros dubladores que emprestaram suas vozes a eles:

Groove Champion ("interpretado" por "Everett Mann", dublado por Andrew Heckler): O personagem principal de Interstate '76 , irmão mais novo de Jade. Groove, como a irmã, é um ex-piloto de corridas que abandonou as pistas, depois de sofrer um sério acidente em uma competição. Ele mesmo não se machucou, mas seu acidente resultou na morte de pessoas inocentes que assistiam à corrida, o que, mesmo sendo uma fatalidade, fez ele se sentir extremamente culpado por isso, ficando completamente traumatizado e perdendo a habitual coragem e auto-confiança que possuía no passado. Ele reluta em transformar-se em um Vigilante, mas o encorajamento de Taurus, e o desejo de esclarecer as circunstâncias do assassinato da irmã e vingar-se disso tornam-se maiores. Ele muda de idéia e parte com o novo amigo e os outros membros da AVG para enfrentar a gang de Malochio. Identifica-se no rádio pelo codinome "Swinger".

Taurus ("interpretado" por "James W. Styles", dublado por Greg Eagles): Todos o conhecem por este apelido, ninguém sabe seu verdadeiro nome. Ele era um poeta da Nova Inglaterra, que vivia com sua esposa e filha em uma vida comum, simples e pacífica. Mas um dia, elas são brutalmente assassinadas, levando Taurus a um estado de depressão e quase à loucura. De repente, sua depressão transforma-se em revolta, e conseqüentemente, em fúria, levando ele a começar a se interessar por artes marciais, como o Karatê e o Kung Fu, praticando-as. Um dia, ele ouve falar da causa defendida pelos Vigilantes, se identifica com ela, e resolve mudar-se para o Texas, alistando-se na AVG. No início, ele ajuda Groove a se tornar um bom Vigilante, servindo como guia ao longo da saga do jogo. Apesar de ter se tornado um verdadeiro guerreiro das estradas, Taurus não abandonou a poesia por completo. Ele ainda gosta de recitar seus poemas para os amigos, em momentos de calma e reflexão. É possível ouvir seus poemas, apertando "C" no teclado do PC, durante a maior parte das missões. Ele recita suas obras pelo rádio do carro. Nestas comunicações por rádio, Taurus se identifica pelo codinome "Stampede"(Debandada).

Jade Champion ("interpretada" por "Katherine Knolls", dublada por Lisa Picotte): Após abandonar as corridas, por falta de patrocínio, Jade, sempre idealista, conhece a AVG e resolve se tornar uma Vigilante. Durante alguns anos, viveu esta vida de combate ao crime em segredo da família. Jade temia que seus parentes pudessem sofrer algum tipo de represália por parte dos criminosos, e por isso, nunca contou sobre sua vida a ninguém, nem mesmo a Groove, seu querido irmão. A saga do jogo começa após sua morte, com Groove "abraçando" sua causa, simbolizada pelo Picard Piranha, seu carro. Seu codinome no rádio era "Vixen"("Raposa", uma gíria americana para mulheres valentes).

Skeeter ("interpretado" por "Willard Dicot III", dublado por Tom Kane): Homem tímido, ingênuo e de poucas palavras, Skeeter é um dos mecânicos oficiais da AVG. É escalado para consertar apenas os carros de Jade/Groove e Taurus. É sem dúvida um dos mecânicos mais talentosos da Associação dos Vigilantes, participa de alguns combates, embora sua maior atuação ainda seja dentro da oficina. Sempre que possível, todos evitam que ele assuma o volante, uma operação de grande risco, pois Skeeter sofre de narcolepsia. Seu codinome no rádio é "Monkeywrench"(Chave Inglesa).

Antonio Malochio ("interpretado" por "Carlo DeFungi", dublado por John de Lancie): O grande vilão do jogo. Um homem de negócios escusos, entre os quais, a venda de drogas e entorpecentes para soldados no Vietnã e Cambodja.

Personagens secundários[editar | editar código-fonte]

Gas Pain: Um creeper tão psicopata que faz pessoas como Patriot e Road Knight parecerem "normais". Possui uma fixação doentia por Jade.

Mother Radiator: Além de Jade, uma das poucas mulheres vigilantes do jogo. Possui um caminhão Moth Truck e auxilia o pessoal da AVG com a força bruta de seu cavalo mecânico.

Patriot: Um ex-vigilante que se corrompeu e passou para o lado do crime. Possui um carro com as cores da bandeira americana, daí o apelido. Extremamente arrogante, se considera o melhor piloto dos EUA, e do mundo, e não aceita ser contrariado. Desafiando Groove para uma corrida em uma das missões do jogo, vai tentar aproveitar esta oportunidade para matá-lo.

Road Knight: Um creeper totalmente psicótico que pilota uma (aparentemente) inofensiva perua Vikea Wagon. A escolha de tal veículo explica-se: dirigir não é o passatempo preferido dele. Mas matar é.

Os Carros[editar | editar código-fonte]

Todos os veículos do jogo são cópias fiéis, tanto na aparência como na dirigibilidade, baseadas em modelos reais, populares no mercado norte-americano duante os anos 1970, mas tiveram seus nomes alterados para modelos de fabricantes fictícios, provavelmente para evitar possíveis processos de patentes pelos fabricantes reais. A AMC virou ABX; a Chevrolet tornou-se Courcheval; Dover é o nome da marca de modelos da Dodge; Os Lincoln viraram Jefferson; Plymouth foi mudada para Picard. Ford e Volvo viraram Phaedra e Vikea, respectivamente.

Seguem abaixo, alguns dos carros do jogo, com o nome de seu "alter-ego" no mundo real, ao lado:

Controles do Jogo[editar | editar código-fonte]

Interstate '76 se destaca por ser um jogo de comandos simples e fáceis de serem memorizados. Joga-se exclusivamente pelo teclado(embora exista a opção de joystick, esta não é muito recomendada, pois a maior parte das funções só pode ser acessada pelo teclado mesmo) e os menus são operados pelo mouse. Uma característica elogiável do jogo, são os comandos de frenagem e marcha-a-ré comandados por teclas diferentes, o que torna a simulação mais realista, e no aspecto técnico, superior até a jogos de direção mais modernos, como Driver e a série GTA.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Considerada por muitos uma das melhores trilhas de games de todos os tempos, a Trilha Sonora de Interstate '76, foi composta em sua maior parte por Arion Salazar, ex-baixista da banda de rock Third Eye Blind. Para gravar a maioria das faixas, foi criada uma banda que ficou conhecida pelo nome de "Bullmark". Ela era composta por Salazar(baixo e guitarra), Tom Coster, integrante da banda de Santana, nos teclados, e Bryan Mantia, ex-integrante do Primus e atual dos Guns N' Roses, na bateria. Algumas outras faixas foram produzidas pelo músico e DJ Fatboy Slim. A trilha sonora recria o famoso funk dos anos 1970, que era tão popular em filmes e séries da época. No estúdio foram usados muitos instrumentos e técnicas antigas de gravação, para que a reprodução de época fosse maior ainda. As músicas foram produzidas com um esmero como se realmente fossem fazer parte de um disco. Tanto que a Activision lançou(apenas no mercado norte-americano) um CD oficial com todas as faixas do jogo e mais algumas extras que ficaram de fora da montagem final, nas gravações. Muitas das músicas principais do jogo foram gravadas em áudio no CD do jogo em formato Red Book, possibilitando ouví-las em CD players comuns.

Seguem abaixo, os nomes de todas as faixas do jogo, oficiais e extras:

  • 1. Interstate '76 Theme (1:00)
  • 2. In The Junkyard (1:38)
  • 3. Revenge Rocco Style (2:32)
  • 4. Think About It (0:16)
  • 5. Pimp Like Me (1:30)
  • 6. The Cake (1:31)
  • 7. Vigilante Shuffle (1:59)
  • 8. Code Six Pack (0:11)
  • 9. Mission Code: B.F.A.M. (2:10)
  • 10. Speed Is Your Salvation (0:51)
  • 11. They Call Me Swinger (3:18)
  • 12. Bring'em Back Alive (0:28)
  • 13. Skeeter Gettin' Medieval (1:13)
  • 14. Desert Sky Groove (2:26)
  • 15. Roswell (0:47)
  • 16. Jackin' For Good (0:30)
  • 17. Parlay'in (2:21)
  • 18. Helicopter Fuzz (0:40)
  • 19. The T'aint (2:22)
  • 20. Stampede (0:37)
  • 21. Spineless Funk (3:06)
  • 22. Little Daffodil Gás Parade (0:40)
  • 23. Jade'll Get You Thru (0:18)
  • 24. Tulip Waltz (3:35)
  • 25. Ass Retreat (0:10)
  • 26. Payback Recon (1:23)
  • 27. Fort Davis (0:40)
  • 28. Never Get Outta The Car (Extended Slap Mix) (3:28)
  • 29. Malochio Down (1:46)
  • 30. Reggae Fusion (0:59)
  • 31. Macadamia Medley (5:39)
  • 32. Unknown, Mega Mix (0:41)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Nas primeiras edições do jogo havia um defeito: não era possível frear e fazer curvas ao mesmo tempo. Sempre que se acionava o freio, a direção se centralizava, e o carro interrompia a curva e terminava a frenagem indo para a frente. Este defeito foi corrigido no mesmo ano(1997), em uma segunda edição;
  • O jogo é muito elogiável por ter comandos de marcha ré e freios comandados por teclas diferentes, coisa difícil de se encontrar em jogos atuais;
  • Todos os veículos do jogo possuem câmbio automático de quatro velocidades(nos anos 1970, onde o jogo se passa, câmbios de cinco ou mais marchas ainda não eram muito comuns) para que o vigilante tenha a mão esquerda livre para o volante e a direita livre para manusear o rádio, o revólver, ou as armas do carro, ônibus, ou caminhão;
  • Muitas vezes quando os vigilantes estão em situação de risco, é mencionada por eles a expressão Code Six Pack(Algo como "Emergência Código Seis"). O Code Six Pack é um pedido de socorro à AVG e a todos os seus membros, sempre que o vigilante em perigo está sem armas, sendo perseguido por um creeper e correndo sério risco de perder a vida. O Código Seis é visto pelo menos duas vezes, sendo acionado por Jade, no início de Interstate '76, e por Taurus, no início de Interstate '76 Nitro Riders. Os Creepers costumam mencionar o Code Yellow("Código Amarelo"), sempre que algum Vigilante é por eles encontrado em seu caminho;
  • Quando o jogador escolhe pilotar o único ônibus disponível do jogo, e aciona o comando de olhar para trás, é possível ver toda a equipe de programadores de Interstate '76 sentada nos bancos dos passageiros;
  • Uma das missões se passa em Roswell, Novo México, famosa cidade onde supostamente caiu um OVNI, em 1947. No início desta missão, Groove observa um outro OVNI desgovernado caindo no solo e gerando uma forte explosão. Taurus, impressionado, pergunta pelo rádio: "What hell was that?"(Que diabos foi aquilo?), e Groove responde, em tom de deboche: "Ahhnn… a flying saucer."(Nada, só um disco voador.);
  • Em outra missão, Patriot desafia Groove para uma corrida. Durante esta missão, toda a paisagem e cenários são exibidos em preto e branco, e apenas os carros são visualizados coloridos. Isto foi proposital, para dar a ilusão de que Groove possivelmente esteja sonhando, embora isso nunca fique muito claro até o fim da missão;
  • No início da última missão, o Picard Piranha de Groove é destruído. Dá-se ao jogador a possibilidade de escolher três veículos novos, entre eles, um helicóptero(única missão onde é possível pilotar uma aeronave);
  • O ator John de Lancie, que empresta sua voz ao personagem Antonio Malochio, ficou famoso interpretando o personagem Q, na série Jornada nas Estrelas.

Adaptação Cinematográfica[editar | editar código-fonte]

Os direitos para a criação do filme foram adquiridos em março de 1998 pela 20th Century Fox e Davis Entertainment com Todd Smith e Danny Simonds como produtores. Não houve relatos desde então e o projeto foi provavelmente sido cancelado.

Seqüências e spin-offs[editar | editar código-fonte]

Interstate '76 gerou alguns "filhos" interessantes, como:

Interstate '76 Nitro Pack(também conhecido como Nitro Riders)

Inicialmente um pacote de expansão, foi depois modificado e relançado pelos desenvolvedores, em 1998, como um jogo novo independente. Trata-se de uma prequela de Interstate '76, onde o jogador vive as aventuras de Jade, Taurus, e Skeeter, entre os anos de 1974 e 1976, quando a irmã de Groove ainda era viva e este ainda não tinha se tornado um Vigilante. Novos carros e cenários e a mesma ação e adrenalina de costume.

Interstate '82

Lançado em 1999, o jogo mostrava as aventuras dos vigilantes, 6 anos depois da primeira aventura original. Aqui, o jogador vive Taurus, tentando localizar Groove(que encontra-se desaparecido) em mais uma aventura pelo meio-oeste americano, envolvendo roubos, contrabando e uma conspiração do governo norte-americano. Apesar de ter novos carros, cenários, trilha sonora, etc… este jogo é acusado por muitos como o responsável pela "morte" da franquia, pois além de possuir uma história mais fraca, percebe-se que houve uma séria queda no nível de qualidade dos gráficos.

Vigilante 8

Um spin-off, sem nenhuma relação com a saga da série principal, onde são inseridos novos personagens, veículos, cenários, e a ação dos Vigilantes passa a ser exposta em uma escala mais global. O jogo segue mais o estilo arena do que na franquia principal.

Vigilante 8 Second Offense

Outro spin-off e continuação ao jogo citado acima foi o último jogo de toda a franquia Interstate até 2008.

Vigilante 8 Arcade

Assim como Vigilante 8 e Vigilante 8 Arcade, é um spin off e remake dos primeiro jogo. Foi lançado em 2008, 8 anos depois de Second Offense. Provavelmente indicando o retorno completo da franquia no futuro, apesar de Vigilante 8 Arcade ter sido um fracasso.

Boatos de fim da franquia[editar | editar código-fonte]

A ausência de uma boa história, somada ao abandono de vários detalhes interessantes do jogo original(como os gráficos de dano) nas sequências geraram queda nas vendas e, inicialmente, o fim da serie, como foi anunciado pela Activision. Porém, um remake de Vigilante 8, chamado Vigilante 8 Arcade foi lançado para o Xbox 360 em 2008, possivelmente indicando o retorno da franquia no futuro.

Cheats e Códigos[editar | editar código-fonte]

Já muito populares na época(1997), os jogos com trapaças(cheats) dominavam o mercado, e Interstate '76 não poderia ser diferente. Seguem abaixo alguns códigos para modificar o jogo, ou até mesmo tornar algumas missões menos difíceis:

  • Selecionando Rattler e o renomeando como "Knat", o jogador pilotará um tanque de guerra. Já salvando o modelo como "Ufo", será selecionado um disco voador, e com "Hot Air" é possível voar em um balão;
  • Um trecho que se percorre a 150 km/h em 5 segundos(algo em torno de 208 metros), pode ser feito a incríveis 250 km/h em 3 segundos derrapando o veículo e acionando o nitro. O motor emite um ronco mais agudo e o velocímetro do carro "cola". Dependendo do carro pilotado, é possível chegar até a 300 km/h;
  • Durante o jogo, em "Trip", digitando "GETDOWN", é possível passar para a próxima fase, de uma maneira curiosa. Todos os veículos, amigos e inimigos, incluindo alguns aparentemente "imóveis" no jogo se voltam contra o jogador e o destroem. O jogador "renasce" na próxima fase.

Mods[editar | editar código-fonte]

Jogos independentes e modificações baseadas na série Interstate e suas seqüências:

  • Battlefield 1982 - Um mod do jogo Battlefield 1942 para torná-lo com o aspecto de Interstate '82.
  • Interstate Outlaws - Uma simulação de código aberto disponível na Internet para download.
  • American Funk - Um simulador de combate rodoviário desenvolvido pela Seventh Sun Studios.