Intersubjetividade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde outubro de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.


Intersubjetividade é a relação entre sujeito e sujeito e/ou sujeito e objeto.

O relacionamento entre indivíduos no ambiente localiza-se no campo da ação, ou na liberdade de ação, o que implica a negociação com o outro.

Segundo Martin Buber (1878 - 1965), é a capacidade do homem de se relacionar com o seu semelhante. O homem possui a capacidade de inter-relacionamento com seu semelhante, ou seja, a intersubjetividade. O relacionamento acontece entre o Eu e o Tu, e denomina-se relacionamento Eu-Tu. A inter-relação envolve o diálogo, o encontro e a responsabilidade, entre dois sujeitos e/ou a relação que existe entre o sujeito e o objeto. Intersubjetividade, é umas das áreas que envolve a vida do homem, e por isso precisa ser refletida e analisada pela filosofia, em especial pela Antropologia Filosófica.


Ver também[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • BUBER, MARTIN. On intersubjectivity and cultural creativity. USA, University of Chicago Press, Ltd 1992 Google Livros
  • NUNES, JORDÃO H. Interacionismo simbolico e dramaturgia: a sociologia de Goffman SP, UFG, 2005 Google Livros
  • LOPES, CONSUELO HELENA A. DE F.; JORGE, MARIA S. B. Interacionismo simbólico e a possibilidade para o cuidar interativo em enfermagem Rev Esc Enferm USP 2005; 39(1):103-8.