Inu Yasha (personagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de InuYasha (personagem))
Ir para: navegação, pesquisa
InuYasha
Inu-Yasha
Conhecido como Inuyasha
Primeira aparição No primeiro episódio e capítulo do anime e mangá InuYasha
Criado por Rumiko Takahashi
Perfil
Idade Mais de 250 anos, Aparentemente 18 anos
Sexo Masculino
Espécie Hanyou (meio-youkai, meio-humano).
Raça Meio-youkai (cachorro)
Vida no animangá
Local de nascimento Japão feudal
Família Sesshoumaru (meio-irmão)
Izayoi (mãe)
Inu no Taisho( pai)
Kagome (esposa; apenas no final da série)
Personagem de Inu Yasha
Portal Animangá

InuYasha é o protagonista da série homônima de mangás e anime, Inu Yasha, de Rumiko Takahashi. No Brasil o anime foi exibido pelo canal fechado Cartoon Network e por um curto período de tempo pelo na TV aberta pela Rede Globo. Ele é apresentado como um hanyou, filho de um youkai com uma humana, o que é normal no mundo em que a série se passa. Após uma série de eventos desagradáveis em seu passado e de permanecer lacrado — isto é, em um estado semelhante à animação suspensa — em uma árvore durante cinquenta anos, conhece Kagome Higurashi (a reencarnação de Kikyou, a sacerdotisa que , inicialmente, lacrou InuYasha) que lhe liberta e passa a buscar junto com ele os fragmentos de uma joia mágica com poderes destrutivos.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

InuYasha é o filho do Dai-Youkai Inu no Taisho (grande youkai general cão), com a humana Izayoi. Pelo fato de ser meio-youkai, ele é desprezado por seu meio-irmão Sesshomaru, que é um youkai puro. InuYasha traz com ele terríveis lembranças de quando era criança, pois morava com sua mãe em uma aldeia de humanos onde ele era desprezado pelos outros moradores; também não era aceito pelos youkais, que tentavam consecutivamente matá-lo. Por isso ele criou uma obsessão por tornar-se mais forte e não precisar fugir como fazia no passado. Ele sempre se lembra do conforto que sua mãe lhe proporcionava quando era agredido pelos demais. Por conta disso, passa a ambicionar a Joia de Quatro Almas para usar seu poder e tornar-se um youkai puro, só que esta era protegida por uma sacerdotisa chamada Kikyou. Eles passam a andar mais tempo juntos, Kikyou começa a mudar o jeito arrogante de InuYasha. Apaixonados, combinaram que Kikyou daria a jóia para InuYasha se transformar em humano, assim eles poderiam viver juntos, e também Kikyou se tornaria uma mulher normal, pois não precisaria mais carregar o fardo de proteger a Joia de Quatro Almas, já que se ela fosse usada a jóia seria purificada e deixaria de existir. Mas Naraku (um ser originário da fusão de um bandido chamado Onigumo com uma horda de youkais), se fazendo passar por InuYasha, ataca Kikyou e tenta roubar a Joia. Kikyou, desolada, lacra InuYasha em uma árvore e morre logo em seguida. Os dois passam a acreditar que foram traídos um pelo outro. Por cinquenta anos InuYasha permaneceu lacrado, até que uma garota vinda do futuro, Kagome Higurashi (a reencarnação de Kikyou), o liberta. Kagome, uma garota com um coração enorme, começa a mudar InuYasha, que estava amargurado pelo passado. Até mesmo Kikyou percebe isso quando reencontra InuYasha (após ter sido ressussitada no passado pela bruxa Urasue). Kikyou também percebe que foi Kagome a responsável pela mudança e sente um enorme ciúme. Ele fica dividido entre as duas, pois passa a amar Kagome, mas nunca esqueceu Kikyou.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Imprudente na decorrência da série, geralmente considerado como grosso e imaturo pela Kagome, se mostra como arrogante, egocêntrico e determinado, visto que não larga seus objetivos pessoais pela ajuda aos amigos, com temperamento curto e mal-humorado e não aceita nada, ciumento em relação a Kagome, péssimo em relações fraternais (possui um ódio intenso pelo próprio irmão, pois este se sente superior por ser um youkai puro) e vingativo.

Amigos e companheiros de viagem[editar | editar código-fonte]

Kagome[editar | editar código-fonte]

Ela é uma menina do Japão moderno, que voltou para a época Segouku-Jidai. Ela é a reencarnação de Kikyou e no início não gostou muito de InuYasha, nem ele dela, fazendo de tudo para o sofrimento dele, já que segundo Kagome, InuYasha era um grosso imaturo. Porém, no decorrer da série, ambos se apaixonam, ficando triste toda vez que InuYasha vai atrás de Kikyou. Por ela ser a reencarnação de Kikyou, ela pode fazer coisas que um humano normal não consegue, como sentir os fragmentos da Joia de Quatro Almas e disparar flechas purificadoras, além de seus poderes místicos. Sempre que InuYasha deixa-a brava ela recita o "Kotodama No Nenju" (falando "senta!"), fazendo InuYasha ir direto pro chão. Por saber que InuYasha ainda ama e que nunca irá esquecer Kikyou, Kagome acaba sofrendo muito, e muitas vezes volta para sua casa, como uma forma de esquecê-lo, o que nada adianta. Mesmo amando Kikyou, InuYasha também é perdidamente apaixonado por Kagome, já que além de ficar furioso quando ela decide voltar para casa, morre de ciúmes de Kouga, o youkai lobo também apaixonado por Kagome, e faz de tudo para salvar a vida dela, mesmo que ele morra. Em um episódio Inuyasha acaba decidindo ficar com Kikyou, mas acaba desistindo da decisão quando se vê longe de Kagome. Mesmo que InuYasha não admita (às vezes) ele precisa muito da Kagome, para juntar os fragmentos e também sentimentalmente. Segundo ele, junto dela, ele sente como se pudesse ser ele mesmo, diz que se sente mas livre e feliz. No 2º filme, Kagome afirma gostar de InuYasha como meio-youkai e declara seu amor por ele, ele afirma então que será meio-youkai por mais um tempo só para ela. Inuyasha viveu sozinho desde que sua mãe morreu até encontrar Kikyou, foram cerca de 50 anos de solidão, Kagome afirma para ele não se preocupar com isso, pois ela sempre estará ao lado dele.

Shippou[editar | editar código-fonte]

Shippou e uma criança que perdeu seu pai um youkai raposa que foi morto pelos youkais relâmpagos Hiten e Manten, e com o longo da serie Shippou vai gostando de garotas e lutando no desenho e no 1° filme do ANIME(A espada dominadora do mundo) usando seu fogo de raposa.

Miroku[editar | editar código-fonte]

O monge (houshi) Miroku é um monge ladrão, oportunista, pervertido e charmoso. Apesar disso, seu avô, também monge, foi amaldiçoado com um Kazaana hereditário (buraco de vento que um dia o sugará), que só sumirá se Naraku (o causador da maldição) morrer. Embora InuYasha sempre criticar os atos pervos do monge, os dois são muitos amigos. Miroku parece ser o único mais compreensivo com InuYasha em relação a sua dúvida amorosa. InuYasha é o único que sabe que o miasma de Naraku dentro de Miroku não foi totalmente purificado por Kikyou e que, portanto, ele continua correndo sério risco de morrer caso volte a usar o buraco do vento.

Sango[editar | editar código-fonte]

Sango é uma jovem mulher que vivia em um clã de exterminadores de youkais. Em uma missão ela perdeu seu irmão, Kohaku, seu pai e todo o clã mortos numa armadilha de Naraku. No início, ela acredita que InuYasha havia matado todas as pessoas que estavam no "vilarejo dos exterminadores". Depois que descobriu ser outra das tramas de Naraku, ela decidiu acompanhar o grupo com Kagome. Sempre com sua fiel companheira, Kirara, uma youkai gato de dois rabos. Ela sempre atura as perversões de Miroku, em quem bate inúmeras vezes, mas sente um enorme amor por ele. Seu maior problema é com seu irmão caçula, que foi revivido por uma das partes da pedra de quatro almas e que está sendo manipulado por Naraku, inclusive já o utilizou diversas vezes contra o grupo de Inuyasha. Numa dessas ocasiões, Kohaku escapou de ser morto por Sesshoumaru. Em outra, numa tentativa desesperada de acabar com o poder de Naraku sobre ele, Sango quase o mata, sendo impedida por Inuyasha. No geral, sua personalidade é gentil e madura.

Kikyou[editar | editar código-fonte]

Ela e InuYasha se apaixonaram, ambos combinaram de usar a Joia de Quatro Almas para ela o transformar em humano. Um ladrão que Kikyou protegia dentro de uma gruta chamado Onigumo, também apaixonado por ela, vendo que ela não o amava entregou seu corpo para youkais em troca de um novo corpo. Assim que ele conseguiu seu novo corpo enganou Kikyou e a atacou sob a forma de InuYasha. Kikyou, que pensou ser traída, lacrou InuYasha em uma árvore durante 50 anos; após lacrá-lo se queimou junto a Jóia pensando que ela jamais voltaria a existir. Cinqüenta anos depois, uma bruxa pegou seus ossos, um pouco de terra do seu templo e a ressuscitou. Como a alma de Kikyou havia reencarnado em Kagome, a bruxa tentou tirar sua alma, porém, a alma de Kagome era muito grande e a bruxa apenas conseguiu tirar uma parte pequena para colocar dentro de Kikyou. Como ela não está viva, mas também não está morta, ela pega as almas de garotas mortas para poder continuar "viva". O único problema é que Kikyou ainda ama InuYasha, e ele a ela, mas seu único desejo é se vingar de Naraku (o antigo Onigumo). Inuyasha e Kikyou se encontram com certa freqüência, às vezes por coincidência, outras propositalmente. Inuyasha não gosta que seus companheiros de viagem fiquem perto quando ele se encontra com Kikyou, o que gera muitos conflitos entre ele e Kagome e desconfiança da parte de todos sobre qual é realmente seu relacionamento com Kikyou. Kikyou morreu recentemente no mangá. Apesar de sua pose de durão, Inuyasha ainda se sente incomodado quando alguém cita o nome dela, mesmo tentando esquecê-la.

Inimigos[editar | editar código-fonte]

InuYasha possui muitos inimigos, pois em sua jornada ele sempre pára para livrar pessoas de youkais ou de criminosos(embora, algumas vezes, a Kagome o obriga a fazer isso)

Naraku[editar | editar código-fonte]

O vilão principal da série. Quando ainda era o bandido Onigumo, sentia ciúmes de InuYasha pelo seu relacionamento com Kikyou. Vende então sua alma para youkais com o intuito de roubar a Jóia de Quatro Almas e separar InuYasha de sua cobiçada Kikyou. Inuyasha só descobre isso após seu lacre ser rompido por Kagome. InuYasha quer matá-lo para vingar o que Naraku fez a ele e Kikyou. Após ter em mãos um grande fragmento da joia, Naraku tenta desesperadamente se livrar de seu coração humano.

Kouga[editar | editar código-fonte]

Está mais para um rival, já que Kouga pediu Kagome em casamento, o que atormenta InuYasha. InuYasha sempre tem ataques de ciúme quando ele está por perto, mas Kagome consegue contornar a situação. Apesar de brigarem bastante, os dois jamais se matariam, principalmente por Kagome não querer isso. Mesmo nunca se dando bem, Koga e InuYasha se aliam no decorrer da série; uma das principais lutas dos dois juntos foi contra Mouryoumaru. Mais no fim tudo acaba bem, a Kagome sempre da um jeito.

Sesshoumaru[editar | editar código-fonte]

Irmão mais velho de InuYasha, mas, ao contrário dele, é um youkai puro, sendo totalmente youkai; vindo daí a rixa entre os dois. Inuyasha sempre diz que seu irmão é um idiota que sempre se mete na vida dele, no entanto não parece realmente que Inuyasha odeia ele, já que Sesshoumaru é a única família de sangue que Inuyasha possui. Isso pode ser notado no episódio 17 de kanketsu-hen, nesse episódio Inuyasha não esconde a sua preocupação para com o irmão mais velho e fica desesperado quando pensa que o irmão morreu; também é possível notar em outros episódios e em capítulos do mangá o amor fraternal entre eles, o relacionamento deles muda com o passar do tempo. Atualmente, eles até se tratam com bastante cordialidade e ao que parece, Inuyasha respeita (da sua própria maneira) o irmão, já que Sesshoumaru ficou no lugar do pai deles.

Armas e ataques[editar | editar código-fonte]

InuYasha tem como arma principal a espada Tessaiga, a qual ganhou de herança de seu pai. De início, ele não sabe usar todo o seu poder, até que, em um confronto contra Sesshomaru, ele descobre como usar a Kaze no Kizu (Ferida do Vento), e assim ele vence Sesshomaru. Em outra ocasião contra um youkai (chamado Ryoukossei ), ele descobre como utilizar a Bakuryuuha (Onda Explosiva), um golpe que pode destroçar o inimigo. Depois de vencer os youkais morcegos, InuYasha ganha o poder de destruir barreiras e escudos a Akai Tessaiga (Tessaiga Vermelha). E sempre que ele se prepara para destruir uma a Tessaiga fica com sua lâmina vermelha. Depois de cortar a cabeça do youkai Housenki, InuYasha ganha o poder chamado Kongousouha (Lanças de Diamante), em que a Tessaiga joga lanças feitas de diamante puro, que cortam qualquer coisa. Ainda também possui a Ryuurin no Tessaiga (Tessaiga das Escamas de Dragão), depois de ter destruído a espada Datsuki, ela permite absorver a energia sinistra do inimigo. No mangá também fora mostrado a Meidou Zangetsuha (Ondas Lunares das Trevas), golpe que apenas se permite usar na forma da Kuroi Tessaiga (Tessaiga Negra).

InuYasha tem outros golpes como Sankon Tessou (Garras Retalhadoras de Alma), em que ele usa suas garras para cortar seus inimigos; Hijin Kessou (Garras Voadoras), onde ele lança lâminas de sangue pelas suas garras; esses golpes eram mais usados no início da série, quando InuYasha ainda não tinha a Tessaiga. E também são usados quando ele quer fazer um ataque rápido ou contra youkais sem poder.

A espada também controla o poder de youkai completo de InuYasha, quando ela é quebrada ou quando o InuYasha está em perigo e não consegue usá-la ele vira um youkai completo como forma de auto-defesa e perde a memória durante esse tempo, mas volta a ser Hanyou.

Tessaiga[editar | editar código-fonte]

O primeiro objetivo de Sesshomaru tanto no mangá quanto no anime é encontrar e reivindicar a Tessaiga, pois acredita que somente ele merece tal poder. Ele descobre a localização escondida de InuYasha usando a força e realmente encontra a Tessaiga, que estava em um lugar encantado, o túmulo de seu pai, antes de seu irmão. No entanto, o que Sesshomaru não sabia era que ele não poderia segurar a espada, pois ela não pode ser tocada por quem não quer proteger os humanos, repelindo-os com um campo de força, o que a tornava especialmente feita para a defesa de InuYasha.

Mesmo percebendo que não existem maneiras de Sesshomaru empunhar a espada, sendo que ele desprezava os humanos, ele continuou determinado a possuir a Tessaiga, até mesmo após a perda de seu braço esquerdo em função de sua primeira luta contra InuYasha (que usou a Tessaiga para derrotá-lo). Para a espada se transformar existem dois requerimentos, o primeiro é o fato de que ela só pode ser tocada por um humano ou hanyou, e o segundo é que o dono da espada deve ter o desejo de proteger os humanos, InuYasha descobre isso, pois transforma a Tessaiga quando jura à Kagome que irá protegê-la. Com a ajuda de Naraku, que forneceu um braço humano (com um fragmento da Jóia de Quatro Almas, para que a espada pudesse ser tocada e se transformar nas mãos de um youkai) para que Sesshomaru finalmente pudesse segurar a Tessaiga, ele falha novamente, e então resolve quebrar a espada do irmão. Se ele o fizesse, nem InuYasha nem ele poderiam tê-la. Então, adquirindo o braço de um dragão ele tenta quebrar a espada. No entanto, mais uma vez ele falha, só que agora ele sai com sérios ferimentos causados por seu irmão meio-youkai. Após recuperar-se, Sesshoumaru obtém a Toukinjin, e finalmente descobre porque ele não pode ter a Tessaiga. Enquanto viaja, Sesshomaru nota uma mudança no sangue de InuYasha. Em vez de cheirar como o sangue de um hanyou, ele teria o cheiro de um youkai completo. Para verificar sua descoberta, Sesshomaru visita um velho conhecido, Bokusenou, na verdade uma velha árvore de Magnólia, e ali Bokusenou explica a Sesshomaru que a Tessaiga tinha outra utilidade, além de ser um instrumento de luta. A Tessaiga estaria impedindo o sangue de youkai de Inuyasha tomar conta de sua mente.

O nome correto da espada é Tessaiga. O termo Tetsusaiga é um erro de romanização. O "s" duplo da sílaba "ssa" indica pausa entre uma sílaba e outra no idioma japonês, e é representado pelo hiragana "tsu" em tamanho reduzido, por isso a confusão de alguns.

Habilidades[editar | editar código-fonte]

Força[editar | editar código-fonte]

Inuyasha tem força física sobre-humana. É até mais forte fisicamente que muitos youkais completos, graças ao sangue de seu pai, que era um Dai-Youkai. De todos os inimigos mostrados até agora, um dos únicos que Inuyasha perde em força física é de seu irmão, Sesshoumaru. Inuyasha é capaz de carregar dois pedregulhos de diâmetro maior que o de seu corpo sobre a cabeça sem esforço. Tal pedregulho deve pesar cerca de vinte toneladas. Isso demonstra uma parte de sua imensa força física.[1] .

Velocidade[editar | editar código-fonte]

A velocidade de Inuyasha é maior do que a de qualquer cavalo, e que a maioria de animais terrestres e aquáticos,chegando a 100000 km/h Com sua grande força e velocidade, ele pode dar saltos gigantescos, capazes de fazê-lo superar penhascos. Porém, ele é bem mais lento que Sesshoumaru, e no episódio 7, isso ficou claro, pois os olhos de Inuyasha não conseguiram acompanhar os movimentos de seu irmão mais velho[1] .

Forma Youkai[editar | editar código-fonte]

Quando se afasta da Tessaiga ou ela é destruída, e Inuyasha se encontra sobre perigo, ele assume uma forma mais agressiva. Ele fica com os olhos avermelhados, com marcas nas bochechas semelhantes a de seu pai e de Sesshoumaru, no entanto ele não tem o controle de si mesmo (diferente de seu pai e seu irmão) e pode matar ou ferir gravemente seus amigos, além de ficar feroz e violento. Como nessa forma geralmente a Tessaiga não está presente para conter seu sangue youkai, ele fica dependendo de suas garras para lutar, somente.A cada transformação ele vai perdendo cada vez mais a consciência e não reconhecendo seus amigos.[1] .

Forma Humana[editar | editar código-fonte]

Por ser um Hanyou, uma vez por mês Inuyasha perde seus poderes e vira um humano normal de cabelos negros durante uma noite inteira. Quando essa transformação ocorre, ele fica totalmente vulnerável a ataques de qualquer inimigo.Durante essa noite a Tessaiga não se transforma, pois a transformação da espada é controlada pela presença do sangue youkai de Inuyasha, porém seu quimono continua o protegendo, uma vez que possui youki próprio assim como a bainha da Tessaiga que também o protege por também possuir youki próprio. Inuyasha se transforma toda primeira noite do mês, quando é Lua Nova.

Capacidades sensoriais[editar | editar código-fonte]

Tem os sentidos do olfato e da audição muito mais desenvolvidos do que os de cães comuns, os quais já são mais apurados do que humanos, por ele ser um hanyou.Por ter o olfato tão apurado, acaba se tornando sensível a cheiros, tornando isso seu ponto fraco em algumas situações.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

{}}

  • Toutousai permitiu que Inuyasha ficasse com a Tessaiga porque ele não foi frio o suficiente para matar seu irmão. Se tivesse sido, Toutousai iri[]

l[ ´´[a tomar a espada das mãos de Inuyasha e destruí-la.

  • De acordo com o criador, ele é meio Akita Inu, por conta de seu comportamento reservado e teimoso.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.