Invasões Britânicas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira do Reino Unido capturada durante a primeira invasão britânica em 1806 e exibido como um troféu de guerra no convento de Santo Domingo, da cidade de Buenos Aires, Argentina.[1]

As Invasões Britânicas foram uma série de expedições do Império Britânico contra as colônias espanholas do Rio da Prata, no início do século XIX .

Estes eventos significaram a entrada região nas Guerras Napoleónicas, um conflito que opôs as duas potências dominantes da época, o Reino Unido e a França. A guerra entre o Reino Unido e o Primeiro Império Francês, no vasto território latino-americanos América teve um papel estratégico e econômico de grande importância para o Reino Unido, que estava então em plena Revolução industrial.

Bandeira do Batalhão de Royal Marines capturada e exibido como um troféu de guerra no convento de São Domingo, da cidade de Buenos Aires.[1]

Pode-se distinguir duas invasões:

  • A Primeira Invasão de Buenos Aires, em 1806, em que as tropas britânicas ocuparam a cidade de Buenos Aires, capital do Vice-Reino do Rio da Prata, sendo expulsas 45 dias depois por um exército de Montevidéu, liderados por Santiago de Liniers, que foi juntado milícias em Buenos Aires, em um processo conhecido como Reconquista de Buenos Aires.
  • A Segunda Invasão Britânica, em 1807, em que as tropas britânicas, depois de tomarem Montevidéu, foram expulsas quando tentaram ocupar Buenos Aires, por forças de defesa constituídas não só das tropas do governo a serviço do rei da Espanha, mas também de milícias urbana, armadas e organizadas militarmente durante o processo é conhecido como Assalto e defesa de Buenos Aires.
Estandarte do 1º batalhão do 71º Regimento de Highlanders do Exército Britânico exibido como um troféu de guerra no Museu Histórico Nacional do Cabildo e da Revolução de Maio, da cidade de Buenos Aires.[1]

Referências

  1. a b c Trofeos de la Reconquista de la Ciudad de Buenos Aires en el Año 1806 (em espanhol). Buenos Aires: Litografía, Imprenta y Encuadernación de Guillermo Kraft, 1882. 78 pp. (Publicação oficial)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Invasões Britânicas
  • CAMARGO, Fernando. Britânicos no Prata: caminhos da hegemonia. Passo Fundo: Ediupf, 1996.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.