Inveja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Inveja (desambiguação).
A inveja, conforme Sebastián de Covarrubias, gravura século 16

Inveja ou invídia[1][2], é um sentimento de tristeza perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser).

A inveja é originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação.

A inveja pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.

A inveja é um dos sete pecados capitais na tradição católica (CIC, n. 1866).

Curiosidades

  • Inveja é a última palavra de Os Lusíadas de Camões.
  • É comumente associada à cor verde, como na expressão "verde de inveja". A frase "monstro de olhos esverdeados" (green-eyed monster, em inglês) se refere a um indivíduo que é motivado pela inveja. A expressão é retirada de uma frase de Otelo de Shakespeare.
  • A inveja também é um personagem do anime/mangá Fullmetal Alchemist, que possui cabelos verdes/negros, e o poder de transformar-se em qualquer objeto.
  • Napoleão Bonaparte costumava afirmar que "a inveja é um atestado de inferioridade".

Referências

  1. «Invídia». Dicionário Online Português. Consultado em 25 de setembro de 2011 
  2. «Indívia». dicionárioweb. Consultado em 25 de setembro de 2011 
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Inveja