Inversão de controle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Inversion of Control)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Abril de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Inversão de controle PB ou Inversão de controloPE (Inversion of Control ou IoC, em inglês) é o nome dado ao padrão de desenvolvimento de programas de computadores onde a sequência (controle) de chamadas dos métodos é invertida em relação à programação tradicional, ou seja, ela não é determinada diretamente pelo programador. Este controle é delegado a uma infraestrutura de software muitas vezes chamada de container ou a qualquer outro componente que possa tomar controle sobre a execução. Esta é uma característica muito comum a alguns frameworks.

Definição[editar | editar código-fonte]

Um fluxo normal de execução acontece quando um determinado programa cria chamadas para outros programas e assim sucessivamente, deixando a criação dos componentes, o início da execução e o fim da execução sob o controle do programador.

A inversão de controle ocorre quando ao invés de se criar explicitamente um código, ou acompanhar todo o ciclo de vida de uma execução, o programador delega alguma dessas funcionalidades para um terceiro.

São exemplos de inversão de controle:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre programação de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.