Ioga do riso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Yoga do Riso é uma forma de ioga executada provocando o riso. O riso usado é provocado, e por isso não envolve humor ou comédia. Este treino do Riso, torna-se assim um hábito que pode ser adquirido e usado no dia a dia, para uma postura mais positiva. Foi criada pelo Médico Dr. Kataria[1] na Índia e combina riso incondicional com respiração Yogica (Pranayama), resultando em variados benefícios a nível físico e mental.

O Yoga do Riso é baseado no facto científico de que o cérebro não distingue o riso falso do riso real, podendo tirar os mesmos benefícios físicos e psicológicos.

Benefícios do Riso[editar | editar código-fonte]

Quando rimos existe libertação no nosso organismo de substâncias bioquímicas no nosso organismo, como: Serotonina – que atua como um antidepressivo natural, Endorfinas – hormonas que aliviam a dor e provocam uma sensação de bem-estar, Dopamina – que auxiliam o estado de ânimo, Adrenalina - que potencia o nosso estado desperto e auxilia na retenção de informação.

Derivado a esta libertação ocorrem outros benefícios como o fortalecimento do nosso corpo e revitalização dos sistemas imunitários, circulatório,respiratório e digestivo.

Permite também Melhoria da capacidade criativa e de concentração assim como o desenvolvimento da auto-estima.

Risoterapia[editar | editar código-fonte]

Esta prática é muitas vezes referida como Risoterapia, mas na verdade não se trata de uma terapia isolada, mas sim um complemento a terapias que tratam depressão, insónias e doenças psicossomáticas.

Também pode usufruir da Risoterapia como terapia isolada, para usufruir dos benefícios do riso na sua saúde.

Também é ideal para desenvolver o relacionamento interpessoal, desenvolvimento pessoal, desbloqueamento da criatividade e atitudes positivas.

Clubes do Riso[editar | editar código-fonte]

Um clube do riso é um meio dos participantes do Yoga do Riso se encontrarem e praticarem em conjunto, que é importante na prática desta actividade pois o riso como exercício físico é estimulado ao ser feito em grupo. Através do contacto directo de olhares e de uma atitude de brincadeira de criança, depressa se transforma em riso real e contagioso.

O primeiro clube do riso foi formado pelo Dr. Madan Kataria em 1995, na Índia. Hoje existem mais de 6000 Clubes do Riso espalhados por mais de 60 países.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.