Iolanda de Lusignan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Iolanda de Lusignan ou Iolande I & I de Lusignan, Condessa de La Marche (24 de Março de 1257[1] [2] - 30 de Setembro de 1314) foi uma nobre e fidalga francesa. Em 1308, sucedeu ao seu irmão Guy I como Dama de Lusignan, de Couhe e de Peyrat, e Condessa de La Marche, mas não como Condessa de Angoulême porque o condado foi vendido pelas suas irmãs, Jeanne e Isabel, ao Rei Filipe IV e anexado pela Coroa de França.[2] Iolanda foi igualmente herdeira de Fougères, por sucessão de sua mãe, falecida após 1273.[3]

Família[editar | editar código-fonte]

Iolanda nasceu em Angoulême, França, a 24 de Março de 1257.[1] [4] Era a filha mais velha de Hugo XII de Lusignan, Senhor de Lusignan, Couhe, e de Peyrat, Conde de La Marche, Conde de Angoulême, (morto em 1270 numa Cruzada) e Jeanne de Fougères, Dama de Fougères. Tinha dois irmãos e três irmãs. Os seus avôs paternos eram Hugo XI de Lusignan, Senhor de Lusignan, Couhe, e de Peyrat, Conde de La Marche, Conde de Angoulême, e Iolanda de Dreux, Condessa de Penthièvre e de Porhoet; os seus avôs maternos eram Raúl III, Senhor de Fougères e Isabel de Craon. Iolanda era a bisneta de Isabel de Angoulême, viúva Rainha consorte do Rei João de Inglaterra, que casou pela segunda vez com Hugo X de Lusignan, Conde de La Marche.

Lista de irmãos[editar | editar código-fonte]

Casamentos[editar | editar código-fonte]

Em 1270, com treze anos, o seu pai foi morto numa Cruzada. Numa data desconhecida, antes de 1281, casou-se com o seu primeiro marido Elie Rudel, Senhor de Pons, de quem teve dois filhos:

  • Renaud IV de Pons (n. antes de 1282-1308), que se casou com Isabeau de Levis.
  • Iolanda de Pons (n. antes de 1290 - ?), casou-se com Fouques III, Barão de Matha.

Iolanda casaria com o seu segundo marido, Robert, Senhor de Mathe.

Morte[editar | editar código-fonte]

Após a sua morte a 30 de Setembro de 1314, o condado de La Marche foi anexado pelo Rei Filipe IV de França, sendo oferecido ao seu filho, o futuro Carlos IV de França.

Referências

  1. a b Medieval Lands "Angoulême"
  2. a b Europaseische Stammtafeln "Lusignan"
  3. Medieval Lands "Angoulême".
  4. Europaseische Stammtafeln "Lusignan".
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.