Ion Gheorghe Maurer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation arrow.svg
Este artigo foi traduzido de uma versão noutra língua (em http://en.wikipedia.org/wiki/Ion_Gheorghe_Maurer, na versão original). Você pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções.
Ion Gheorghe Maurer.jpg

Ion Gheorghe Iosif Maurer (Bucareste, 23 de setembro de 1902 — Bucareste, 8 de fevereiro de 2000) foi um político e advogado romeno do período comunista.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de um romeno de etnia alemã e uma mãe francesa, formou-se em Direito e tornou-se um advogado, defendendo em processos judiciais membros de movimentos ilegais e de esquerda.

Desde os primeiros anos da década de 1940 apoiou Gheorghe Gheorghiu-Dej. Foi Ministro das Relações Exteriores da Romênia entre 15 de julho de 1957 e 15 de janeiro de 1958.

Importante colaborador do regime comunista de Nicolae Ceauşescu, ajudando a silenciar a oposição dentro do partido, ocupou o cargo de primeiro-ministro entre 21 de março de 1961 e 29 de março de 1974, quando aposentou-se.

Acumulou grande riqueza e era conhecido por ostentar alto padrão de vida, o que desagradava grande parte do partido comunista.

Morreu em Bucareste uma década após a queda do regime comunista com a Revolução Romena de 1989.

Precedido por
Chivu Stoica
Primeiro-ministro da Romênia
19611974
Sucedido por
Manea Mănescu
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.