Ionikos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ionikos
Nome Ionikos
Alcunhas Γαλανόλευκοι (Galanolefki) - (branco-azuis)
Fundação 1965
Estádio Neapolis Public Stadium
Capacidade 4.999
Presidente Grécia Christos Kanellakis
Treinador Grécia Stratos Voutsakelis
Material esportivo Alemanha Puma
Competição Beta Etniki
Divisão 2009 Beta Ethniki
Website www.ionikos-fc.gr
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Athlitikos Omilos Ionikos Nikeas, ou apenas Ionikos (em grego Αθλητικός Όμιλος Ιωνικός Νικαίας - Clube Atlético Ionikos Nikéia) é um clube de futebol da Grécia, situado na comuna grega de Nikéia, em Pireu - Atenas. O clube joga suas partidas no Estádio Neapolis, com capacidade para 5.850 pessoas. Suas cores são o azul escuro e o branco. O clube se encontra na segunda divisão do Campeonato Grego.

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado em 1965, mas só disputou a primeira divisão na temporada de 1989-80, onde ficou em 14º colocado. Após isso o clube participou algumas vezes, mas quase sempre caindo na mesma temporada.

A equipe se firmou na elite na temporada de 1994-95 onde permaneceu por 13 consecutivas, caindo em 2006-07 ficando na lanterna.

Nesse período o time alcançou os melhores desempenhos no final do século. Sua melhor participação no Campeonato Grego foi nas temporadas de 1997-98 e na de 1998-99 ficando em 5º colocado em ambas. Ainda no final, o Ionikos chegou à final da Copa da Grécia em 1999-2000, perdendo para o AEK Atenas por 3 a 0 no Estádio Olímpico de Atenas.

Ainda em 1999-2000 o clube fez sua única participação em campeonato europeus e não foi boa, foi eliminado logo na primeira fase para o Nantes da França, ao perder em casa por 3 a 1 e fora por 1 a 0. Em 2008, um técnico desconhecido chegou ao time do Ionikos com a missão de resgatar o afundado clube: Coutinho. Já passou por Flamengo, Portuguesa e PSG. Trouxe muitas finanças com uma parceria confiável: Microsoft. Trouxe jogadores com Breno, Renato Augusto, entre outros. Depois da promoção para a 1ª divisão, o Ionikos hoje se encontra na 1ª posição do campeonato grego, depois de ganhar seu 1º título na série A, invicto por sinal, sendo considerado o maior da história do futebol grego. Hoje, o Ionikos participa da sua 1ª Champions League, tendo como principal resultado uma goleada sobre o poderoso Real Madrid por 5 x 2, em seu estádio reformado, com mais de 60.000 pessoas. Alguns consideram como a maior vitória da história do Ionikos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um clube de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.