Irapuã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde fevereiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaIrapuã
Irapuã

Irapuã
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Superfamília: Apoidea
Família: Apidae
Tribo: Meliponini
Género: Trigona
Espécie: T. spinipes
Nome binomial
Trigona spinipes
(Fabricius, 1793)

A irapuã (Trigona spinipes)[nota 1] é uma abelha social brasileira, da subfamília dos meliponíneos, de coloração negra reluzente e extremamente agressiva. Seu nome, derivado do tupi eírapu'a («mel redondo», em português), em referência ao formato de sua colmeia.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

Mede de 6,5 mm a 7 mm de comprimento, com pernas ocreadas e asas quase negras na metade basal e mais claras na metade apical. O ninho globoso, com meio metro de diâmetro e coloração marrom, é construído entre os galhos das árvores. É encontrada em todo o Brasil.

Não possui ferrão nem ferroa, mas se enrosca agressivamente nos pelos e nos cabelos das pessoas. Isso acontece porque seu corpo está normalmente coberto por resinas de árvores como o pinus ou o eucalipto. Quando se sentem ameaçadas, essas abelhas procuram penetrar orifícios dos agressores, como as orelhas e narinas de animais mamíferos, inclusive de seres humanos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Irapuã

Notas

  1. Também é conhecida pelos nomes de abelha-irapuá, abelha-irapuã, arapuá, arapuã, aripuá, irapuá, arapica, arapu, axupé, caapuã, cabapuã, cupira, urapuca, guaxupé, enrola-cabelo, torce-cabelo, mel-de-cachorro, abelha-de-cachorro e abelha-cachorro (não confundir com a mosca-das-flores (família Syrphidae}, também conhecida por tal nome por algumas de suas espécies se alimentarem das fezes de alguns mamíferos; nem todas as moscas-das-flores são saprófitas, entretanto).

Referências

  1. Redatores do Aulete (2007). Verbete: «arapuã». Dicionário Caldas Aulete. Página visitada em 27/02/2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.