Iriatherina werneri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaIriatherina werneri
Iriatherina Werneri-Male group.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Atheriniformes
Família: Melanotaeniidae
Género: Iriatherina
Espécie: I. werneri
Nome binomial
Iriatherina werneri
Meinken, 1974

O Iriatherina werneri é uma espécie de peixe de aquário.

É nativa de pântanos de água doce e áreas densamente vegetadas com águas correntes, em Papua (Nova Guiné), Indonésia e na Austrália.

Do gênero Melanotaeniidae, esta espécie está entre as mais belas deste gênero. Bastante pacífica e de um colorido intenso, que não ultrapassam os 5 cm, é nastante popular no Aquarismo, principalmente em plantados para concursos de Aquapaisagismo.

A proporção de um macho para cada duas fêmeas é recomendada, para evitar futuras brigas, já que machos são moderadamente agressivos com outros da mesma espécie.

Toleram pH de 5.5 a 7.5, e uma temperatura de 24 a 30°C.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

É uma espécie pacífica e bastante agitada, que vive melhor em grupos com 6 ou mais exemplares de sua espécie. Geralmente não molestam outros companheiros, e concentram-se mais no centro e na superfície do Aquário. São de hábitos diurnos.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Na natureza, sua alimentação consiste em pequenos insetos. Já em cativeiro, podemos oferecer ração industrializada moída (têm a boca muito pequena), Dáphnias, Artêmias, etc.

Aquário[editar | editar código-fonte]

O Aquário deve ser comprido (mínimo 60 cm), visto que gostam bastante de nadar, assim precisando de mais espaço. Plantas acalmam, já que são na maioria das vezes bastante tímidas, e áreas sombreadas e um substrato mais escuro realçam sua coloração.

Dimorfismo sexual[editar | editar código-fonte]

Os machos são mais coloridos, e têm as nadadeiras anal e dorsal mais desenvolvidas, em forma de Agulha (daí o nome popular Arco-Íris Agulha).

Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.