Brother Bear

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Irmão Urso)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Brother Bear
Kenai e Koda (PT)
Irmão Urso (BR)
Pôster original
 Estados Unidos
2003 •  cor •  83 min 
Direção Aaron Blaise
Robert Walker
Roteiro Tab Murphy
Lorne Cameron
David Hoselton
Steve Bencich
Ron J. Friedman
Elenco Joaquin Phoenix
Jeremy Suarez
Rick Moranis
Dave Thomas
Jason Raize
D.B. Sweeney
Joan Copeland
Michael Clarke Duncan
Género Animação, comédia dramática
Lançamento Estados Unidos 1 de Novembro de 2003
Brasil 12 de Dezembro de 2003
Portugal 25 de Março de 2004
Idioma inglês
Cronologia
Último
Último
Irmão Urso 2
Kenai e Koda 2
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Brother Bear (no Brasil, Irmão Urso; em Portugal, Kenai e Koda) é um filme de animação americano de 2003, produzido pelos estúdios Walt Disney, o 44 longa-metragem de animação do estúdio. Com duração de 85 minutos, foi realizado nos Estados Unidos, saindo para o mercado em 2003. Seus diretores são Aaron Blaise e Robert Walker. O roteiro foi elaborado pela Tab Murphy, Steve Bencich, Lorne Cameron, Ron J. Friedman e David Hoselton, com base no argumento de Broose Johnson. O filme foi produzido por Chuck Williams e montado por Tim Mertens.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Os dois irmãos: Kenai e Koda

Sitka, Denahi e Kenai são três irmãos muito unidos. Quando Kenai ganha seu totem (o urso do amor) não entende, pois ele acha que os ursos são monstros e não amam. Quando eles vão tentar recuperar uma cesta que um urso roubou, Sitka luta com o urso, mas acaba por ser morto quando a geleira em que eles estão se rompe. Com isso Kenai mata o urso para vingar a morte de seu irmão. Mas os espiritos ancestrais e também seu irmão Sitka o transformam em um urso. Kenai fica desesperado para voltar á sua forma humana, então procura a xamã da sua aldeia para lhe ajudar, ela diz que o único jeito é ele ir até a montanha onde as luzes tocam o chão(aurora boreal) e encontrar seu irmão Sitka.

Durante sua viagem ele encontra Koda, um ursinho orfão que fala demais e adora salmão. Eles resolvem ir até a Corrida do Salmão, um lugar cheio de cachoeiras, ursos e muito salmão! E a montanha onde as luzes tocam o chão fica perto de lá.

Lá a ligação entre Kenai e Koda se fortalece, e também é lá que Kenai descobre o urso que ele matou era a mãe de Koda. Então conta para Koda a sua historia, o que o deixa arrasado e foge. Enquanto isso, seu irmão Denahi, achando que Kenai foi morto pelo urso (já que ele desapareceu) tenta ir atrás do urso para se vingar. Então, quando chegam muito perto da montanha onde as luzes tocam o chão, Denahi os encontra e quase mata Kenai (em forma de urso) achando que era ele quem matou seu irmão. Mas Sitka aparece e transforma Kenai em humano outra vez. Mas Koda fica sozinho, então ele decide transformar-se em urso de novo, para cuidar de Koda.

No final, Kenai descobre que os ursos não são monstros como ele pensava, e que também são capazes de amar.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

A sua trilha sonora é composta por Mark Mancina e Phil Collins, e interpretada por este último ao lado de alguns artistas colaboradores. Não é a primeira vez que estes dois músicos que trabalham em conjunto, uma vez que no ano 1999 colocar a música para o filme Disney, Tarzan. Comercializouse por Walt Disney Records em 26 de Maio de 2009 e o disco contém 12 canções, com uma duração total de 50 minutos e 5 segundos. Os temas que compõem o disco são os seguintes:

  1. "Look Through My Eyes" (Phil Collins, 4:01)
  2. "Great Spirits" (Tina Turner, 3:24)
  3. "Welcome" (Phil Collins, 3:38)
  4. "Transformation" (Bulgarian Women's Choir, 2:29)
  5. "On My Way" (Phil Collins, 3:40)
  6. "Welcome" (The Blind Boys of Alabama, 3:14)
  7. "No Way Out (Theme From Brother Bear)" (Phil Collins, 4:18)
  8. "Transformation (Phil Version)" (Phil Collins, 2:25)
  9. "Three Brothers (Score)" (Phil Collins, 6:45)
  10. "Awakes As A Bear (Score)" (Phil Collins, 6:49)
  11. "Wilderness Of Danger And Beauty (Score)" (Phil Collins, 5:30)

Sequência[editar | editar código-fonte]

Em 2006, Disney produzidos uma seqüência nomeado Brother Bear 2 (pt: Kenai e Koda 2, br: Irmão Urso 2), lançado diretamente em vídeo. (Spoiler - Revelação do Enrredo) Na seqüência, Kenai não vive mais com o Denahi, mas encontra antiga amiga Nita que precisa destruir um colar que Kenai deu pra ela, para que possa se casar, no fim Koda deseja que Kenai se transforme em humano outra vez, mas Nita é transformada em ursa e os dois se casam.

Estreias[editar | editar código-fonte]

Nos cinemas[editar | editar código-fonte]

Em DVD[editar | editar código-fonte]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar 2004 (EUA)

  • Recebeu uma indicação na categoria de Melhor Filme de Animação.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]