Irmandade de Mutantes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Irmandade de Mutantes é uma equipe de supervilões dos quadrinhos do Universo Marvel, publicadas pela editora Marvel Comics[1] . Têm por objetivo estabelecer a supremacia dos mutantes sobre o resto da humanidade. Seus inimigos habituais são os X-Men.

A Irmandade de Mutantes original foi criada por Stan Lee e Jack Kirby, tendo sua primeira aparição em Uncanny X-men #4.

História[editar | editar código-fonte]

O líder e fundador da primeira Irmandade foi Mística. Faziam parte da equipe também Groxo (que possui habilidades acrobáticas), Mestre Mental (capaz de criar ilusões), e os filhos de Magneto Mercúrio e Feiticeira Escarlate (que neste momento ignoravam o parentesco). Esta formação enfrentou os X-Men várias vezes até Magneto entrar e se tornar líder no lugar de Mística, pouco tempo depois da formação. O fim da Irmandade é causado quando Magneto foi raptado por um alienígena conhecido como Estranho. Neste momento a Irmandade se dispersou. (Os filhos de Magneto entraram para os Vingadores pouco tempo depois).

De volta a Terra, Magneto ainda reorganizou a equipe por três vezes incluindo membros como Blob, Unus e Pyro.

Mais tarde a mutante Mística criou sua própria Irmandade de Mutantes. Dessa nova equipe participaram membros antigos como Blob e Pyro e também novos membros como Avalanche e até mesmo Vampira. Essa equipe (exceto por Vampira) depois se tornariam membros da Força Federal - uma equipe de mutantes que trabalhava para o governo americano (sendo substituída pela segunda formação do X-Factor posteriormente).

Groxo também liderou um grupo com o nome da Irmandade e novamente fizeram parte dela Blob e Pyro, além de novos integrantes como Fantasia, capaz de paralisar máquinas e superpoderes, Sauron que é semelhante a um pterodáctilo e Masque (que anteriormente havia escravizado os Morlocks).

Depois dessa formação houve uma série de novas equipes que adotaram o nome da Irmandade e que tiveram curta duração. Entre elas inclui-se uma Irmandade comandada por Destrutor e da qual fez parte o Fera Negro, Fatale, e os ex-integrantes da Nação Gene, Enguia e Impulsus. Esse grupo, surgido após a lavagem cerebral feita pelo Fera Negro em Alex, tinha como objetivo: "tornar realidade a convivência pacífica entre humanos e mutantes, a qualquer custo". Ou seja, atuava em uma linha intermediária entre os X-Men e a primeira irmandade. Porém, graças a instabilidade de Destrutor e as índoles diversas de seus integrantes, a equipe durou pouco.

Posteriormente, Mística organizou uma nova versão que contou com membros das Irmandades anteriores e mais Dentes-de-Sabre e a nova Mestra Mental.

Mais recentemente no arco de histórias dos X-Men chamado Heróis e Vilões surgiu uma nova Irmandade de Mutantes liderada por Exodus (que já tinha sido membro e líder dos Acólitos, outro grupo criado por Magneto). A equipe consistia de Avalanche, Dentes-de-Sabre, Black Tom Cassidy, Fanático (que estava apenas espionando a equipe), Mammomax e Nocturna (que, vinda de outra dimensão, levou um tempo para perceber o caráter vilanesco do grupo). Esta equipe foi derrotada por Xorn, que a sugou para dentro de um buraco negro. Eles foram parar no Mundo de Mojo, onde o resto da equipe vendeu Nocturna e Fanático como escravos para Mojo.

A Irmandade de mutantes X[editar | editar código-fonte]

Ciclope organiza uma equipe de Jovens X-men, mas sem os jovens saber, aquele era Donald Pierce disfarçado.A primira missão da equipe foi perseguir a nova irmandade de mutantes, cujos membros consistem em Míssil, Magma, Mancha Solar e Dani Moonstar - os novos mutantes originais! Os jovens X-men capturam Magma, que, antes de ser derrotada, transforma a mutante em vidro. Em seguida, o grupo ataca o Clube do Inferno, onde surpreende Míssil e Mancha Solar. Enquanto isso, o Tatuado subjuga Dani Moonstar e Olhos Vendados, entregando-as ao ciborgue anti-mutante Pierce. Pouco depois, um monstro cinzento agride Ciclope, arrancando seu visor e revelando que ele não é o líder dos X-men,mas Pierce disfarçado. Tudo acaba com a morte de Lobinho e a entrada da Irmandade de mutantes pros X-men em São Francisco.

A Irmandade de mutantes XI[editar | editar código-fonte]

Nate Grey, a contraparte de Cable oriunda da Era do Apocalipse, retorna à vida dos X-men e em consequência disso, o Fantasma Psiônico de Madelyne Pryor. Madelyne Pryor vai de ponta à ponta do planeta Terra para achar as melhores lutadoras inimigas dos X-men para fazerem parte de sua Irmandade de mutantes feminina.

Recentemente, a Irmandade de Mutantes feminina roubou o corpo original da Betsy (em que Revanche havia morrido) de seu túmulo em Tóquio e executou um feitiço que devolveu Betsy a seu corpo original. Não se sabe se Revanche pode retornar como resultado. A irmande de Madelyne Pryor consiste em: Madelyne Pryor, Quimera, Lady Letal, Espiral e Psylocke.

Lista dos principais membros[editar | editar código-fonte]

Magneto; Mercúrio; Feiticeira escarlate; Mestre Mental; Groxo; Blob; Dominó; Mística; Pyro; Sina; Bico; Espiral; Dentes de Sabre; Fanático; Psylocke.

Referências

  1. MARVEL. Brotherhood of Mutants Marvel & Subs. Visitado em 29 de abril de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]