Irwin Allen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Irwin Allen
Nascimento 12 de junho de 1916
Nova Iorque
 Estados Unidos
Morte 2 de novembro de 1991 (75 anos)
Santa Monica, Califórnia
 Estados Unidos
Ocupação Diretor, produtor, roteirista
IMDb: (inglês)

Irwin Allen (Nova Iorque, 12 de junho de 1916Santa Monica, 2 de novembro de 1991) foi um produtor de cinema e de televisão, chamado de "The Master of Disaster" (o mestre do desastre) por causa do seu trabalho com filmes-catástrofe. Também ficou conhecido por criar inúmeras e memoráveis séries populares de televisão.[1] [2] [3]

Allen recebeu doze indicações ao Oscar, sendo que ganhou cinco das mais famosas estatuetas de Hollywood. Em 1952, ganhou um prêmio da Academy Award por melhor documentário, com The Sea Around Us.

Em 3 de janeiro de 2008, a BBC Four mostrou de noite o trabalho de Allen, incluído um documentário de 1995: The Fantasy Worlds Of Irwin Allen[4] junto com episódios de Lost In Space, Land of the Giants e Voyage to the Bottom of the Sea.[5]

Faleceu de ataque cardíaco em Santa Monica, na Califórnia.

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o


Obras[editar | editar código-fonte]

Alguns filmes importantes que Allen produziu
Grandes sucessos na televisão produzidos por Irwin Allen

Produziu ainda o filme para televisão feito em 1971, A cidade sob o mar (The City Beneath the Sea), estrelado por Stuart Whitman, astro do seriado Cimarron Strip, e com participação de alguns antigos protagonistas dos seriados de sucesso de Allen, como Richard Basehart, de Viagem ao Fundo do Mar, e a dupla de O Túnel do Tempo, James Darren e Robert Colbert.

Referências

  1. Law, John William. Master of Disaster: Irwin Allen - The Disaster Years. 1st.. ed. San Francisco: aplomb publishing, April 2, 2008. p. Preface. Visitado em 16 December 2012.
  2. Site do enterro de Irwin Allen
  3. Profile de Irwin Allen
  4. The Fantasy Worlds of Irwin Allen (1995
  5. BBC - BBC Four Listings - Programmes
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.