Isóbara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Uma isóbara ou pressão é uma isógrama, uma linha de igual ou de uma pressão constante sobre um gráfico, mapa ou rota. Salvo eventuais casos especiais, o isóbaras são apenas referentes a linhas de um mapa que ligam pontos de igual pressão atmosférica, medido em bars, por isso é um termo meteorológico. Mas um mapa isóbaras pode dar informações sobre a força do vento e direção do presente, em uma determinada área.

A Pressão é indicada nas Cartas Meteorológicas por linhas chamadas "Isóbaras". As "Isóbaras" caracterizam-se por ao longo delas, a pressão ser sempre igual.

Em certos casos, as Isóbaras cercam totalmente zonas de Altas ou Baixas Pressões, que são respectivamente Anticiclones (A ou H) e Depressões (L ou B).

O espaço entre as Isóbaras representam a mudança horizontal das Pressões. Quanto mais próximas estão as Isóbaras mais a Pressão aumenta e mais fortes são os ventos.

Ícone de esboço Este artigo sobre Meteorologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.