Isaac Abravanel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Isaac Abravanel
Isaac Abravanel
Nome completo Yitzchak ben Yehuda
Outros nomes Isaac ben Judah • Yitzchak ben Yehuda Abravanel
Nascimento 23 de setembro de 1437
Lisboa
Morte 1508 (71 anos)
Veneza
Religião Judaísmo

Isaac ben Judah ou Yitzchak ben Yehuda Abravanel (hebraico: יצחק בן יהודה אברבנאל; Lisboa, 23 de setembro de 1437 - Veneza, 1508)[1] foi um estadista, filósofo,[2] comentador da Bíblia e financista judeu português. Em várias obras ele é referido apenas pelo seu apelido, que por vezes surge como Abravanel, Abarbanel, Avravanel ou Abrabanel. Muitos estudiosos da Torá e do Talmude referem-se a ele simplesmente como "O Abarbanel".

Nasceu em Lisboa em 1437 e viveu vários anos na cidade de Queluz[3]. Faleceu em Veneza em 1508 e foi enterrado em Pádua. Seu filho Judá Abravanel também teve notoriedade na filosofia.[4][5]

A Família Abravanel é uma das mais antigas e distintas famílias judaicas sefarditas, cuja ascendência direta tem a sua origem ao bíblico, Rei David. Os membros desta família viveram em Córdova (província da Espanha), Calatayud, Castela e Leão e em Sevilha, onde viveu o seu representante mais antigo conhecido de nome Judá Abravanel.[6]

Nome[editar | editar código-fonte]

Há um debate sobre se seu sobrenome deve ser pronunciado Abarbanel ou Abravanel. A pronúncia tradicional é Abarbanel. A literatura acadêmica moderna, desde Graetz e Baer, tem mais comumente usado o Abravanel. No entanto, seu próprio filho Judá insistiu em Abarbanel, e Sefer HaTishbi, de Elias Levita, que era um contemporâneo próximo, duas vezes avoca o nome como Abarbinel (אַבַּרְבִּינֵאל).[7]

A etimologia do nome é incerta.[7] Alguns dizem que vem de "Ab Rabban El",[8] que significa "pai dos rabinos de Deus", o que parece favorecer a pronúncia "Abrabanel".

Notas biográficas[editar | editar código-fonte]

Versado em literatura rabínica e nos estudos do seu tempo, ele devotou os seus jovens anos ao estudo da filosofia judaica. Com apenas 20 anos de idade ele escreveu sobre a forma original dos elementos naturais, sobre questões religiosas, sobre profecias, etc. As suas capacidades na política também lhe valeram a atenção de terceiros mesmo ainda na juventude. Entrou para o serviço do rei Afonso V de Portugal como tesoureiro e em breve ganhou a confiança do seu mestre.

Não obstante a sua alta posição e grande riqueza que ele herdou do seu pai, o seu amor pelos pobres e oprimidos era notável. Quando Arzila, em Marrocos, foi tomada pelos portugueses e os prisioneiros judeus foram vendidos como escravos, ele contribuiu largamente com os fundos necessários para os libertar e organizou também colectas em seu favor por todo Portugal. Também escreveu ao seu rico e influente amigo Jehiel ben Samuel Pisa, em apelo pelos presos.

Após a morte do rei D. Afonso V, foi obrigado a deixar o seu cargo, tendo sido acusado pelo rei D. João II de conivência com o Duque de Bragança, que tinha sido executado sob acusação de conspiração. Avisado a tempo, Abravanel salvou-se, fugindo em sobressalto para Castela em 1483. A sua grande fortuna foi confiscada por decreto real.

Brasão de Isaac Abravanel

Em Toledo, sua nova residência, ele ocupou-se inicialmente com estudos bíblicos, e no decorrer de 6 meses produziu uma grande quantidade de comentários aos livros de Josué, Juízes e Samuel. Mas pouco depois ele começou a servir a casa de Castela. Juntamente com o seu amigo, o influente Don Abraham Senior, de Segóvia, ele encarregou-se de administrar as receitas e fornecer abastecimentos ao exército real, com contratos que ele executou bem, para satisfação total de Isabel de Castela.

Durante as guerras mouriscas, Abravanel emprestou somas avultadas de dinheiro ao governo. Quando foi decretada a expulsão dos Judeus de Espanha, ele tentou por todos os meios convencer o rei a revogar o édito. Em vão, ele ofereceu-lhe 30 000 ducados. Também costumam atribuir a ele um texto que ficou conhecido como A resposta de D. Abravanel ao Decreto de Alhambra. Porém a origem real deste documento encontra-se numa obra de ficção publicada em 1988, intitulada Alhambra Decree do autor David Raphael. Com os seus companheiros de fé, Abravanel deixou a Espanha para ir viver para Nápoles, onde em breve entraria para os serviços do rei. Por um período curto, ele viveu em paz, mas quando a cidade foi tomada pelos franceses, ele foi roubado de todas as suas possessões e seguiu o seu rei Fernando, em 1495, para Messina; e mais tarde para Corfu; e em 1496 instalou-se em Monopoli, e finalmente em 1503 em Veneza, onde os seus serviços foram empregues na negociação de um tratado comercial entre Portugal e a República de Veneza.

Um dos descendentes de Abravanel é o apresentador brasileiro Senor Abravanel, também conhecido como Silvio Santos.[9]

Referências

  1. Ephraim Taubenhaus, Giants of the Spirit: Twenty Biographies of Outstanding Sages and Rabbis, traduzido do hebreo por Binyamin Hoffman; Sinai Publishing House, Tel Aviv, 1981; p. 57:
    "Don Yitzhak Abravanel... was born in Lisbon in 5197 (1437 C.E.)" ("Dom Yitzhak Abravanel... nasceu em Lisboa em 5197 (1437 E.C.)")
    & p. 60: "Don Yitzhak Abravanel passed away in Venice in 5268 (1508 C.E.)" ("Dom Yitzhak Abravanel faleceu em Venezia em 5268 (1508 E.C.)")
  2. Logos – Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia, 5 vols. (Lisboa/São Paulo: Editorial Verbo, 1989–1992), I, p. 19.
  3. Cidade de Queluz - As raízes do futuro, Câmara Municipal de Sintra.
  4. Feldman, Seymour. Philosophy in a Time of Crisis: Don Isaac Abravanel: Defender of the Faith. New York: RoutledgeCurzon, 2003.
  5. Soria Olmedo, Andrés. Los Dialoghi D’Amore de León Hebreo: Aspectos Literarios y Culturales. Granada: Universidad de Granada, 1984.
  6. J. B. Trend, H. Loewe. Isaac Abravanel. [S.l.]: Cambridge University Press. ISBN 9781107502086 
  7. a b Abarbanel and the Censor, page 1, note 1
  8. Ioanne Henrico Maio Filius, trad. (1711). Don Isaaci Abrabanielis sive Praeco Salutis [Mašmîaʿ yešûʿā].
  9. «De Senor Abravanel a Silvio Santos: por que o apresentador mudou de nome?». UOL Splash. 13 de fevereiro de 2022. Consultado em 29 de outubro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Isaac Abravanel