Isaac Pitman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sir Isaac Pitman (Trowbridge, Wiltshire, 4 de janeiro de 1813Somerset, 12 de janeiro de 1897), nomeado cavaleiro em 1894, foi um educador e inventor inglês. Em 1837, ele inventou um método de taquigrafia (ou estenografia), que ganhou divulgação à base de fichas e intercâmbio postal com seus alunos. Foi também vice-presidente da Sociedade Vegetariana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1831, após trabalhar como balconista em uma indústria têxtil, Isaac Pitman entrou para uma escola de formação de professores. Ele trabalhou, por onze anos, em escolas elementares, como Barton-on-Humber e Wotton-under-Edge, onde criou seu método, publicado em 1837, com o título Stenographic Sound Hand, founded on Walkers Principles of English Pronunciation. Ele escreveu tal trabalho sob a sugestão de Samuel Bagster, que o publicou com um preço baixíssimo para conseguir a maior distribuição possível.

Em 1840, surgiu a segunda edição do método, titulada "Phonography or Writing by Sound" (Fonografia, ou Escrita de acordo com o Som).

Tendo sido demitido de Wotton por motivos religiosos, Isaac Pitman, para encorajar a adoção de seu sistema, foi ensinar taquigrafia no Phonetic Institute, em Bath (1839-1843). Fundou sua própria escola no ano de 1843, oferecendo cursos de instrução de taquigrafia via correspondência. Assim, a taquigrafia começou a ser mais difundida em meados do século XIX, pelo Correspondence Colleges.

Ele iniciou essa nova forma de transmissão de conhecimentos (denominada ensino por correspondência) com o intuito de dar formação a grupos de pessoas que, por motivos geográficos, econômicos e sociais, não podiam se deslocar aos centros de ensino tradicionais. Pitman também tinha a finalidade de reduzir o volume das apostilhas.

O ensino por correspondência conheceu sua expansão e importância significativas em países anglo-saxônicos e nórdicos, sendo voltado especialmente para o ensino básico e para o ensino técnico, bem como limitado didaticamente à forma escrita. Pitman dedicou-se também ao seu jornal.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Isaac Pitman
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.