Isabel de Iorque
| Isabel de Iorque | |
|---|---|
| Rainha de Inglaterra | |
| Governo | |
| Reinado | 18 de Janeiro de 1486 — 11 de Fevereiro de 1503 |
| Coroação | 25 de Novembro de 1487 |
| Consorte | Henrique VII |
| Casa Real | Iorque |
| Vida | |
| Nascimento | 11 de Fevereiro de 1466 |
| Westminster, Londres, Inglaterra | |
| Morte | 11 de Fevereiro de 1503 (37 anos) |
| Cidade de Londres | |
| Sepultamento | Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra |
| Filhos | Artur Margarida Henrique VIII Isabel Maria Edmundo Catarina |
| Pai | Eduardo IV |
| Mãe | Isabel Woodville |
Isabel de Iorque (11 de Fevereiro de 1466 – 11 de Fevereiro de 1503) foi a rainha consorte de Henrique VII de Inglaterra, filha do rei Eduardo IV e da sua consorte Isabel Woodville. É também a única mulher na história de Inglaterra a ter sido filha, irmã, mulher e sobrinha de monarcas reinantes. Foi considerada uma das beldades de seu tempo.
Isabel nasceu Westminster, como filha primogénita da casal real. Depois da morte do marido Eduardo e do desaparecimento dos filhos – os Príncipes na Torre – Isabel Woodville apostou na sua filha mais velha para salvaguardar posição da família. Aparentemente, o primeiro noivo de Isabel foi o próprio tio, o rei Ricardo III de Inglaterra, então casado com Anne Neville, sem interesse político e de saúde frágil. Depois da derrota de Ricardo III e do fim da Guerra das Rosas a favor de Henrique VII de Inglaterra (um Lencastre, fundador da dinastia de Tudor), Isabel foi prometida ao novo rei, como herdeira da casa de Iorque. A união iria reunir as duas famílias e trazer paz à Inglaterra.
Henrique VII comprometeu-se publicamente a casar-se com Isabel, mas foi adiando a data do casamento. Foi preciso uma intervenção do Parlamento a lembrar o rei da promessa feita à filha do popular Eduardo IV, para o convencer. O casamento foi celebrado a 18 de Janeiro de 1486, mas Henrique VII insistiu em esperar o nascimento do primeiro filho, Artur Tudor, para coroar Isabel como rainha de Inglaterra.
Isabel não desempenhou nenhum papel político importante e morreu, na sequência do seu último parto, no dia do seu 37.º aniversário, em 1503. Está sepultada na Abadia de Westminster.
| Precedida por: Ana Neville |
Rainha Consorte de Inglaterra 18 de Janeiro de 1486 – 11 de Fevereiro de 1503 |
Sucedida por: Catarina de Trastâmara |
- Nascidos em 1466
- Mortos em 1503
- Rainhas consorte britânicas
- Casa de Iorque
- Casa de Tudor
- Personalidades da Guerra das Rosas
- Damas da Ordem da Jarreteira
- Rainhas católicas
- Mortes no sobreparto
- Católicos romanos do período Tudor
- Príncipes católicos romanos
- Rainhas católicas da Inglaterra
- Católicos do Reino Unido
- Sepultados na Abadia de Westminster