Isabella Swan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Março de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Isabella Marie Swan Cullen
Outro(s) nome(s) Bella, Bells
Morada Forks, Washington
Nascimento 13 de setembro de 1987
Idade 18 (fisicamente)107(como vampira)
Falecimento 11 de setembro de 2006 (como humana)
Sexo feminino
Espécie Humana (Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse)

Vampira (Amanhecer)

Actividade(s) Estudante
Especialidade(s) Criar um escudo de imunidade a ataques mentais
Família Charlie Swan (pai)
Renée Dwyer (mãe)
Edward Cullen (marido)
Renesmee Cullen (filha)
Phil Dwyer (padrasto)
Carlisle Cullen (pai adotivo)
Esme Cullen (mãe adotiva)
Alice Cullen e Rosalie Hale (irmãs adotivas)
Emmett Cullen e Jasper Hale (irmãos adotivos)
Criado por Stephenie Meyer
Primeira aparição Crepúsculo
Última aparição Amanhecer
Interpretado por Kristen Stewart
Projecto Literatura  · Portal Literatura

Isabella Marie Swan Cullen (nascida Isabella Marie Swan em Forks, Washington, 13 de setembro de 1987) é uma personagem da série Crepúsculo (Twilight, no original inglês), da escritora americana Stephenie Meyer. É pelo seu ponto de vista que conhecemos as histórias de Crepúsculo (Twilight), Lua Nova (New Moon), Eclipse e a maior parte de Amanhecer (Breaking Dawn), no qual ela se envolve com civilizações de vampiros e lobisomens.

História pessoal[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Bella nasceu no dia 13 de Setembro de 1987,na cidade de Forks, Washington sendo filha de Renée Dywer e Charlie Swan. Ela mora com a mãe até seus dezessete anos no bairro de Paradise Valley, em Phoenix, uma cidade ensolarada. Sua relação com seu pai é difícil pelo fato de ambos serem tímidos em relação aos sentimentos e não saberem demonstrar. Bella cria uma rejeição a Forks muito forte, principalmente pela sua chuva constante. Mas, devido ao casamento de sua mãe com Phil Dywer (um jogador de beisebol) e à sua vontade clara de viajar com o novo marido, Bella decide se mudar para a casa do pai. É a partir dessa mudança que se inicia sua aventura.

Crepúsculo[editar | editar código-fonte]

Quando Bella chega em Forks e começa o ano letivo, ela descreve o seu primeiro dia como perturbador. Por ser uma cidade pequena, todos em Forks já sabiam de sua chegada e a curiosidade sobre ela é grande demais. Mas é na escola, em seu primeiro dia de muita atenção, que Bella vê Edward Cullen pela primeira vez. Como a maioria dos humanos, Bella é atraída pelos Cullen, pela sua beleza desumana - como ela mesma descreve. Depois de um incidente na sala de aula com Edward - em que ela pensa que ele sente raiva dela, mas apenas foi afetado demais pelo cheiro de seu sangue -, Bella se vê preocupada ou interessada demais no vampiro. Para impedir que as coisas saiam do controle, Edward foge para o Alaska, onde ficou seis dias com uma outra família de vampiros com uma dieta semelhante a dos Cullen. Ao voltar para Forks, determinado a não deixar Bella destruir tudo o que ele e sua família haviam construído em Forks, Washington, Edward começa a conversar com Bella durante a aula. No dia seguinte ao seu retorno, Bella percebe que Edward não é uma pessoa normal, depois que ele a salva de um acidente com uma picape. Ela vê suas habilidades e começa a suspeitar, embora Edward negue que tenha qualquer coisa fora do comum. Eles se tornam amigos e conseqüentemente acabam se apaixonando. Numa viagem a uma reserva em La Push, Bella reencontra o velho amigo Jacob Black, que lhe conta algumas lendas, dentre elas uma sobre The Cold Ones. Jacob conta para Bella que a família Cullen é supostamente um grupo de vampiros, que existem desde o tempo de seu bisavô e se alimentam de sangue animal, embora o garoto ache isso besteira e ele mesmo não acredite.

Estar com Edward é um perigo mortal para Bella porque ele sempre está lutando contra o desejo por seu sangue. Ele avisa a Bella constantemente de que ela deveria se afastar, tentando fazer com que ela perceba que sua vida possa acabar em risco estando com ele. No entanto, o amor e a confiança de Bella em Edward são tamanha que ele até a apresenta a sua família. E é aí que os problemas realmente começam. Neste dia, durante um jogo de baseball da família Cullen, Bella acaba se tornando alvo de um vampiro "não-vegetariano", James e seus parceiros, Victoria e Laurent. Com a ajuda de todos os Cullen, Edward salva Bella do perigoso vampiro James, mas mesmo assim ele continua se questionando o quanto Bella está a salvo com eles.E é nesse livro que acontece a morte de James e se inicia a busca de vingança de sua amada Victoria.Laurent diz que está cansado e desaparece. Bella pede a Edward para ser vampira, mas ele nega. E até então ele controla a sua sede e não a deixa dominar pelo seu amor por Bella (quando um vampiro prova do sangue humano acontece uma espécie de frenesi).

Lua Nova[editar | editar código-fonte]

A história de Lua Nova começa com Bella bastante chateada por seu aniversário de 18 anos, porque isso a torna "mais velha" do que Edward, que para sempre terá 17 anos. Durante sua festa de aniversário na casa dos Cullen, Bella se corta acidentalmente, e o instinto vampiro de Jasper (que, ao contrário dos outros Cullen, não está há tanto tempo longe do sangue humano) , "irmão" de Edward, força-o a atacá-la irracionalmente. Este fato lembrou Edward de que Bella nunca estará a salvo enquanto eles mantiverem um relacionamento. Então ele resolve se afastar de Bella numa tentativa de protegê-la , dizendo que não a ama mais, deixando seu coração despedaçado em Forks.

Bella passa por momentos muitos difíceis, passando meses sem realmente notar a vida. Depois de algum tempo, começando a recobrar a consciência, a garota então descobre que pode "ouvir" a voz de Edward - uma ilusão, criada quando faz algo perigoso e idiota. Ela vai à La Push para que Jacob, um velho amigo da família, conserte sua moto recém-adquirida. Reencontrar seu amigo Jacob acaba sendo um grande motivador para sua recuperação. Mais tarde ela acaba descobrindo que o jovem é um lobisomem e faz parte do bando de Sam Uley. Ocasionalmente a alcateia mata o vampiro Laurent, que estava ajudando Victoria em seu plano de vingança contra Bella. Porém, em seu desespero, Bella começa a se envolver em ações muito perigosas, pois em momentos extremos ela pensa ouvir a voz de Edward em sua cabeça. Um dia, motivada pelo desejo de ouvir a voz mais uma vez, Bella chega a pular de um penhasco em direção ao mar. Apesar de alto, vários garotos do bando de lobisomens de Sam Uley pulavam dele; Bella não corria exatamente um risco de morte. Alice Cullen, porém, a irmã de Edward que é capaz de ver o futuro, somente consegue ver Bella pular pois é incapaz de ver o futuro onde os lobisomens se envolvem. Ela pensa que Bella está tentando se suicidar. Jacob a salva, mas a notícia de que Bella estava bem não chega à Edward. Motivado apenas pela tristeza da suposta morte de Bella, Edward vai aos Volturi - família de vampiros que impera sobre a sociedade dos imortais - buscando também a sua destruição. Esclarecido o mal-entendido, junto de Alice, Bella vai à Volterra, na Itália, para impedir que os Volturi matem Edward.

Percebendo a situação, o medo de que a mortalidade de Bella causasse a destruição dos Cullen, enquanto eles estão juntos, Bella faz com que a família de Edward concorde com a ideia de transformá-la em vampira. Edward fica furioso pelo fato de Bella perder sua humanidade só para ficar com ele, mas se vê sem alternativas quando os Volturi a proíbem de continuar viva como humana por saber o segredo dos vampiros, então Edward, mais tarde, concorda em ele mesmo transformá-la se ela aceitar se casar com ele.

Eclipse[editar | editar código-fonte]

Eclipse continua com o drama da relação de Bella e Edward. Visto por muitos como um dos melhores livros da saga, é o que possui mais ação e aquele que marca a contagem regressiva para a transformação de Isabella. Edward explica para ela que ele está relutante em transformá-la porque ele acredita que vampiros são seres sem alma que não têm lugar no paraíso. Ele pede Bella em casamento, mas ela tem a opinião sobre casamento um tanto quanto diferente da de Edward, pelo fato do casamento de seus pais não ter dado certo. Porém, Bella aceita se casar com ele, na condição de que eles iriam dormir juntos enquanto ela ainda é humana. No início ele recusa, dizendo que pode se descontrolar e acabar matando-a, mas ao ver o quanto isso parece ser importante para Bella, ele aceita em tentar fazer amor com ela enquanto ela ainda é humana, porém só depois do casamento.

O enredo da história segue com os planos da vampira Victoria, parceira de James, o primeiro vilão da série, que conheceu Bella e os Cullen ainda no primeiro livro. Victoria está caçando Bella e fazendo um exército de vampiros recém-criados, pois julga Edward culpado pela morte de seu companheiro, portanto, para vingar-se, decide matar Bella - parceiro por parceiro. Para combater essa ameaça, uma trégua é feita entre os Cullen e os lobisomens nativo-americanos da reserva de La Push, liderados por Sam Uley e Jacob Black, sendo que o último é amigo de infância de Bella. No entanto, a trégua é cancelada pelo fato de que, apesar de seu noivado com Edward, Bella parece ter se aproximado demais de Jacob também, o que traz o principal conflito do livro: a decisão de Bella entre Edward e Jacob. Depois, Edward aceita o fato de que Bella cuide e se importe com Jacob, e destrói Victoria com êxito. Nisso, Bella vê que Edward é a pessoa mais importante de sua vida, e decide contar a seu pai sobre o noivado. Edward diz a Bella que decidiu que eles podem fazer amor antes do casamento, porém ela diz que agora quer que tudo seja do momento certo: noivar, casar, fazer amor, e então se tornar uma vampira. No final Jacob passa a viver como lobo para fugir de seus sentimentos por Bella.

Amanhecer[editar | editar código-fonte]

Em Amanhecer, Bella começa o livro se preparando para seu casamento com Edward e morta de vergonha pois crê que todos ao seu redor fofocam e riem de seu casamento precoce. Andando pelas ruas, ela vê os cartazes (espalhados pelo seu pai) com a foto do seu melhor amigo pelo seu repentino desaparecimento. Todos na cidade ficam preocupado com isso, porém quem o conhece sabe que ele não está realmente correndo perigo pois ainda mantém contato com seus 'irmãos'. Todo o drama de Jacob não impede Bella e Edward de realizarem seus planos de casamento e os dois vão passar a Lua de Mel na ilha de Esme, uma ilha comprada pelo marido de Esme, Carlisle e que foi dada a ela de presente. A ilha é localizada perto do Rio de Janeiro. Durante a Lua de Mel, Bella engravida e precisa voltar imediatamente para Forks. Sendo o primeiro caso já ouvido por ambos, Bella gesta com muito esgotamento e contra a vontade de Edward - que se preocupa com a sua saúde - a criança meio-humana e meio-imortal. Quando percebe que está grávida, Bella diz que chamará a criança de EJ (Edward Jacob) se for menino e Renesmee, junção dos nomes Reneé e Esme, se for menina. O apelido de Renesmee é Nessie, para grande desespero de Bella, que julga o apelido como "Monstro do lago Ness" (Nessie Cullen). Jacob é que deu esse apelido a Renesmee, já que teve por ela um imprinting (quando um lobisomem encontra algo equivalente à sua alma gêmea, porém é um pouco mais forte e impossibilita os dois envolvidos de ficarem afastados de ambos). Bella chega a quase morte por causa do parto e é salva por Jacob, que mantém seu coração batendo para que Edward, com o seu veneno, a transforme. A partir daí, torna-se uma vampira. Por algum tempo tudo fica bem, até Alice Cullen ter a visão que uma vampira aparentada dos Cullen (Irina Denali) vê Renesme e pensa que ela é uma criança imortal, por isso, vai até os Volturi para matarem a criança (pois era proibido criar crianças imortais, já que estas eram incontroláveis). Os Cullen então montam um exército de testemunhas para impedir que Renesmee seja morta, e contam com a ajuda dos lobisomens de La Push, já que Jacob Black teve a sua imprinting com a pequena Nessie (o que faz Bella quase matar Jacob, literalmente, quando descobre). O encontro com os Volturi termina em uma grande batalha, e Bella, com a ajuda de Edward, destrói Aro Volturi, o líder do clã italiano. Enfim, descobre-se que a luta não passou de uma imagem subjetiva do futuro criada por Alice e transmitida a Aro para mostrar ao vilão que ele seria destruído caso continuasse com a ideia de enfrentar os Cullen. Alice, então, apresenta a Aro um meio-sangue, filho de vampiro com humana, que cresceu até os 7 anos, quando atingiu aparência adulta, e nunca mais se modificou.

No final, os Volturi vão embora com uma certa relutância, mas tudo acaba bem.

O poder de Bella é de desenvolver sobre si mesma e sobre quem desejar um escudo que a protege de qualquer poder mental (era por isso que Edward não conseguia ler sua mente porque seu poder já a mantinha segura mesmo sem ser uma vampira). Na cena final, Bella permite que Edward consiga ler seus pensamentos, e o vampiro enfim entende o tamanho e a força do amor que Bella sempre sentiu por ele.

Aparência física[editar | editar código-fonte]

Bella parece durante todo o livro muito insatisfeita com sua aparência física. Ela diz ser pálida, mesmo vindo de uma cidade ensolarada, por sua mãe ser "meio albina" (ela diz ironicamente quando Jessica e Mike comentam sobre ela ter vindo de uma cidade onde as pessoas são bronzeadas). É magra demais e possui cabelos lisos meio enrolados nas pontas até o meio das costas e castanhos avermelhados (como mogno), e olhos castanhos. Apesar disso, os olhos, que possuem cor comum, são descritos como muito bonitos por causa do tom de chocolate. Depois da transformação, quando os olhos perdem a cor que tinham quando era humana, Bella diz estar preocupada com a reação de seu pai, achando que ele ficaria chateado. Embora a descrição seja de uma garota normal, deve-se lembrar que essa não é a real descrição de Bella, mas o jeito como ela se vê, que, como Edward diz várias vezes, é autodepreciativo ("Você não se enxerga com muita clareza, sabia?"). Como vampira, Bella se torna exatamente como todos os outros descritos na série. Extremamente branca e com uma aparência muito semelhante a deuses e, no começo da vida vampira, com olhos extremamente vermelhos, cor de sangue. Fisicamente ela tem 17 anos em Crepúsculo e 18 anos a partir de Lua Nova até Amanhecer.

Relações amorosas[editar | editar código-fonte]

Edward[editar | editar código-fonte]

Edward é o primeiro e único namorado de Bella. A relação se torna difícil, pois o vampiro sente uma atração muito forte pelo sangue dela, mas isso é contornado no final do segundo livro. Ele diz que a sensação de perdê-la é incomparável ao desejo que ele sente. Bella, por ser um imã de perigo, acaba por colocar essa relação em crise algumas vezes. Edward, sempre muito preocupado com o bem-estar dela, se afasta durante New Moon, achando que ele e sua família estão colocando-a em risco. Depois, obrigado pelos Volturi e pela vontade de Bella, Edward concorda em transformá-la em vampira para que eles possam viver juntos, para sempre.Em Eclipse acaba se formando um 'triangulo amoroso' entre ele,Bella e Jacob,mas Bella, por falta de autoconhecimento não percebe que também está apaixonada por Jacob, fazendo escolhas durante o livro que magoam tanto a ela, quanto a Jacob e Edward, mas no fim, quando finalmente percebe seus verdadeiros sentimentos com relação a Jacob e percebe todos os erros que cometera, sente-se extremamente culpada por todo sofrimento que ela causou e poderia ter evitado; porém Bella nunca se apaixonou, e a primeira vez que isso ocorre é algo tão intenso que ela nunca poderia ser culpada por não notar uma forma muito mais sutil de amar. No fim aceita sua culpa e aceita o pedido de casamento feito por Edward no final de Lua Nova, com a promessa de que ela se casará com ele cumprida, agora seria a vez de Edward de cumprir sua parte na promessa, ter relações sexuais com Bella antes de sua transformação para vampira. Em amanhecer, inesperadamente, ela engravida de Edward,tendo uma gestação difícil pois o bebe é mais forte que ela e por ser meio vampiro o feto suga seu sangue e energias, por crescer em ritmo muito acelerado, Edward teme pela vida de sua amada. Depois de quase morrer no parto, tendo costelas e a coluna gravemente fraturadas, Edward a transforma em vampira, como prometido a ela em Eclipse.Bella é imune á vários poderes e também ao poder de Edward que é ler mentes, depois de transformada em vampira, Bella descobre que tem um escudo dentro dela depois de treinar bastante ela consegue deixar que Edward leia seus pensamentos. Bella faz de tudo Para o Proteger quando transformada.

Jacob[editar | editar código-fonte]

Jacob Black é o melhor amigo de Bella. Ele que a conta sobre as lendas dos vampiros,mesmo que ele próprio não acredite nessas lendas, e diz ser os tais frios, e também diz que por ele ser da tribo Quileute, eles são inimigos naturais, que a faz descobrir a verdadeira condição de Edward. Durante o primeiro livro ele tem um papel extesta seria a condição de Bella: uma seria a dele e outra a dela, porém, Jake (assim chamado por Bella), teria de lhe ensinar a andar de moto.Isso é quando ela foi abadonada por Edward. Em uma cena, Bella considera namorar Jacob, porém o telefonema de Edward (fingindo ser Carlisle) a interrompe. Em Eclipse, Bella aprofunda ainda mais o relacionamento com Jacob, percebendo então, tardiamente que ela esta apaixonada por Jacob, apesar de não ser nada comparado ao que ela sente por Edward. Pelos lobisomens serem inimigos naturais dos vampiros, ambos lutam pelo coração da garota. Jacob tenta de todas as formas convencê-la a se separar de Edward e ela chega a beijá-lo, quando este ameaça se matar. Após a luta, Bella percebe a realidade, ela não ama Jacob tanto quanto ama Edward, mas ainda sim o ama e isso a faz perceber que se não se separar de Jacob ela o magoará cada vez mais, pois apesar de ama-lo, Edward é e sempre vai ser sua prioridade, em seu coração e em sua mente. Em Amanhecer, o amor de Jacob por Bella é posto a prova após ele descobrir que ela está gravida de Edward. Logo depois do nascimento de Renesmee Cullen, filha de Bella e Edward, Jacob sofre um imprinting por ela, e a apelida de Nessie, fato que desagradou imensamente Bella e Edward, pois há uma história que se chama "O Monstro do Lago Ness", e por esse apelido Bella acaba atacando o seu amigo mas Seth entra no meio e ela acaba machucando a ele e não ao amigo que sentira tanta mágoa,mas,depois Bella o perdoa.

Mike[editar | editar código-fonte]

Mike Newton fica interessado em Bella durante uma boa parte do primeiro livro e chega a convidá-la para o Baile, porém Bella o rejeita, pois já está envolvida com Edward, o que impede que ela perceba qualquer interesse recíproco de sua parte. Ele acaba por namorar uma amiga sua, Jessica. Porém, em "Lua Nova", ele a convida para ir ao cinema com alguns amigos mas todos furam e acabam indo ela, Jacob e Mike, mas Mike passa mal e eles acabam nem vendo o final do filme. Em Eclipse ele faz uma pequena participação nesse aspecto, quando Edward faz uma breve viagem ele a convida para sair; Bella porém, firme, mas espantada por saber que ele ainda tinha esperanças, o rejeita.

Poderes[editar | editar código-fonte]

Desde sua vida humana, Bella apresentava um escudo em sua mente, mas não sabia de sua existência. Durante sua vida humana, Bella é estranhamente imune aos poderes que os vampiros exercem sobre a sua mente, incluindo Edward, por isso ele não consegue ler seus pensamentos, tanto é que ele fica "angustiado" por não saber o que se passa com sua amada.Bella tem muita facilidade no início de sua transformação. Depois de se libertar da dor forte ela tem um controle muito forte de seus instintos, chegando a não atacar humanos mesmo que estivessem por perto. Após sua transformação, é desafiada por Emmett, e, por ser uma vampira recém-criada é mais forte e consegue vencer Emmett na queda-de-braço. Primeiramente, Carlisle Cullen acha que seu poder pode ser o auto-controle, e Edward apesar de achar que isso pode apenas ser fruto de seu "treinamento" quando humana, também concorda com a teoria de Carlisle. Bella chega a pensar também, que seu dom possa ser o amor. Amor por Edward, mais precisamente. Ao se tornar vampira, ela percebe que o ama com uma intensidade que jamais o amou, isso a faz chegar a conclusão de que seu dom é o amor incondicional por Edward. Tardiamente um outro personagem - Eleazar - que percebe os poderes dos vampiros a sua volta a classifica como um "escudo". Ela percebe ter a capacidade de bloquear ataques mentais como com uma cortina. Ou uma bolha elastica. Outras vampiras, Zafrina e Kate, a ajudam a ampliar o poder sobre esse escudo. Ela então aprende como envolver pessoas e protegê-las em um raio de 100 metros, até o final da série. Bella também aprende com Zafrina a expulsar o escudo, permitindo que Edward escutasse seus pensamentos, quando ela desejasse. Esse poder, porém, se mostra apenas em desenvolvimento no final de Amanhecer. Exatamente na penúltima página do livro, a que Edward pode ler seus pensamentos por apenas um minuto.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

A saga Crepúsculo (filmes)[editar | editar código-fonte]

A atriz Kristen Stewart interpreta Bella Swan no filmeTwilight (em português Crepúsculo), em New Moon (em português, Lua Nova), que foi lançado em 20 de novembro de 2009, em Eclipse, lançado no dia 30 de junho de 2010, em Breaking Dawn (Amanhecer) Parte 1, lançado no dia 18 de novembro de 2011 e Breaking Dawn Parte 2, lançado em 15 de novembro de 2012.