Isidoro I de Constantinopla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Isidoro I de Constantinopla
Nascimento século XIV
Salonica
Morte fevereiro de 1350
Constantinopla
Cidadania Império Bizantino
Ocupação sacerdote
Religião cristianismo ortodoxo

Isidoro I de Constantinopla, dito Buchiras, foi o patriarca grego ortodoxo de Constantinopla de 1347 até 1350. Ele foi um discípulo e seguidor de Gregório Palamas.

Vida[editar | editar código-fonte]

Pouco se sabe sobre a sua vida. Ele nasceu na Tessalônica no final da década de 1290 e lá se tornou um professor e um líder espiritual. Como discípulo de Palamas, ele foi sugado pela controvérsia hesicasta entre os seguidores de Gregório e os de Barlaão da Calábria no meio do século XIV.

Em 1345, Isidoro, que era então o bispo eleito de Monemvasia, e Gregório foram excomungados por uma reunião de bispos anti-hesicastas que se reunira em Constantinopla sob o comando do patriarca João XIV Calecas, que também era um adversário de Gregório[1]. Tanto Palamas quanto Isidoro Buchiras se retrataram neste concílio.

Em fevereiro de 1347, durante um sínodo convocado pelo imperador bizantino João VI Cantacuzeno, o patriarca João foi deposto, Isidoro foi reabilitado e eleito seu sucessor como patriarca de Constantinopla. Logo que assumiu, Isidoro soltou Gregório da prisão e o consagrou arcebispo de Tessalônica.

Patriarcado[editar | editar código-fonte]

Durante os seu patriarcado de pouco mais de dois anos, Isidoro procurou fazer com que toda a Igreja Bizantina aceitasse o palamismo e, para isso, selecionou apenas bispos deste partido. Ele também instituiu duras penalidades para os que se recusassem[2].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Isidoro I de Constantinopla
(1347 - 1350)
Precedido por:

Patriarcas grego ortodoxos de Constantinopla

Sucedido por:
João XIV 146.º Calisto I

Referências

  1. "Hesychasm" na edição de 1913 da Enciclopédia Católica (em inglês). Em domínio público.
  2. Jugie, Martin. The Palamite Controversy (em inglês). [S.l.: s.n.] Consultado em 22 de janeiro de 2011