Ilha dos Estados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Isla de los Estados)
Ilha dos Estados
Isla de los Estados
Ilha dos Estados está localizado em: Argentina
Ilha dos Estados
Localização na Argentina
Coordenadas: 54° 47' S 64° 15' O
Geografia física
País  Argentina
Localização Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul
Ponto culminante 823 m
Área 534  km²
Geografia humana
População 0
Densidade 0  hab./km²

Montanhas na Isla de los Estados

A Isla de los Estados (Ilha dos Estados) (54° 47' S 64° 15' O) é uma ilha argentina, próxima ao estreito de Le Maire, na extremidade leste do arquipélago da Tierra del Fuego. Deve o seu nome aos Estados Gerais dos Países Baixos.

Dado que foi declarada reserva provincial ecológica, histórica e turística, o acesso está restringido a determinados contingentes turísticos que partem de Ushuaia, que devem pernoitar na embarcação que os trouxe. Todo o arquipélago é administrado pela Armada Argentina.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A ilha foi descoberta em 25 de dezembro de 1615 por Jacob le Maire e Willem Schouten, que lhe chamou Terra dos Lordes do Estado. O capitão neerlandês Hendrik Brouwer avistou-a em 1643. O navegador argentino Luis Piedra Buena construiu um abrigo perto de Port Cook em 1862, e uma pequena fábrica de extração de óleo de foca na ilha.


Referências

  1. Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (GTZ) GmbH de la República de Alemania (1998). «Desarrollo y Conservación de la Isla de los Estados» (PDF). Sitio del Gobierno de la Provincia de Tierra del Fuego, Antártida e Islas del Atlántico Sur. Consultado em 10 de janeiro de 2015. Arquivado do original (PDF) em 21 de outubro de 2013. Del análisis de la información disponible surge que la Isla de los Estados se encuentra en jurisdicción de la Provincia de Tierra del Fuego, Antártida e Islas del Atlántico Sur, pero es de dominio de la Armada Argentina. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]