Ismail al-Mansur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
al-Mansur
Califa fatímida
Governo
Reinado 946953
Antecessor Al-Qaim
Sucessor al-Muizz
Dinastia Fatímida
Vida
Nome completo Ismāʿīl al-Manṣūr
إسماعيل المنصور
Nascimento 913
Salamiya, na Síria
Morte 19 de março de 953 (40 anos)
Filhos al-Muizz
Pai Al-Qaim

Ismāʿīl al-Manṣūr, dito Abu Tahir e intitulado al-Mansur bi-Amrillah, foi o terceiro califa fatímida na Ifriqiya (o Norte da África), reinando entre 946 e 953.

História[editar | editar código-fonte]

Ismail nasceu em 913, em Raqqada, próximo de Cairuão, e sucedeu ao pai no trono califal em 946. Sua educação ocorreu na Ifriqiya em meio a revoltas e batalhas pela consolidação do Califado Fatímida, que se encontrava numa profunda crise por conta da revolta de Abu Yazid (943 - 947). Após a unidade entre os rebeldes começar a falhar, Ismail conseguiu sufocá-la com a ajuda dos berberes ziridas. Após a sua vitória, Ismail recebeu o epíteto de "al-Mansur" e construiu um novo palácio para si em al-Mansuriya, perto de Cairuão.

Até o final do seu reinado, al-Mansur se preocupou em reorganizar o estado fatímida. Ele retomou a luta contra os omíadas do Califado de Córdoba, em Marrocos, e reocupou a Sicília, de onde ele reiniciou os raides na costa italiana. O governo fatímida foi reforçado na Sicília após a criação do Emirado da Sicília, sob o controle dos emires kalbidas.

Al-Mansur faleceu após uma grave enfermidade em 19 de março de 953 e deixou o califado nas mãos do seu filho al-Muizz, que reinaria por mais de vinte anos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ismail al-Mansur
Nascimento: 913 Morte: 953
Precedido por:
Al-Qaim
Califas fatímidas
946–953
Sucedido por:
al-Muizz