Isoetopsida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaIsoetopsida
Illustration Isoetes lacustris0.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Lycopodiophyta
Classe: Isoetopsida
Rolle
Ordens

Isoetopsida é uma classe de Lycopodiophyta. Todas as plantas existentes atualmente pertencem ao género Isoetes na ordem Isoetales. A ordem Isoetales é umas vezes colocada na classe Isoetopsida, outras na Selaginellopsida ou ainda Lycopsida. Existem entre 140 a 150 espécies, com uma distribuição cosmopolita mas muitas vezes escassas a raras. Alguns botânicos dividem o género, colocando duas espécies da América do Sul no género Stylites.

O grupo mais famoso de Isoetopsida são as "árvores de escamas" (ordem Lepidodendrales), que incluem Lepidodendron. Estas árvores maciças foram abundantes nas terras húmidas do Carbonífero. Isoetes é considerados por alguns o último vestígio de tais árvores fósseis, com as quais partilham algumas características pouco comuns incluindo o desenvolvimento de madeira e súber, um sistema de rebentos que funciona como raíz, crescimento bipolar e posição vertical.

Molde externo de Lepidodendron do Carbonífero Superior de Ohio.
Ícone de esboço Este artigo sobre licófitos, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.