Isoko (região da Nigéria)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.

Isoko é uma região do estado Delta no sul da Nigéria e é habitada por um grupo étnico do mesmo nome, o povo Isoko. A região é dividida em duas Áreas de governo local na Nigéria, Isoko Norte (sediada em Ozoro) e Isoko Sul (sediada em Oleh).

História[editar | editar código-fonte]

Esta região costumava ser uma parte da extinta "Região Centro-Oeste". Mais tarde se tornou parte do estado Bendel, antes do estado Bendel ser dividido de modo a formar os estados de Edo e Delta.

Geografia e Clima[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]

A região Isoko está localizada no estado Delta da moderna Nigéria.

Condições climáticas locais[editar | editar código-fonte]

A região Isoko é a área de floresta tropical do delta do Níger. A região experimenta altas pancadas de chuva e alta umidade a maior parte do ano. O clima é equatorial e é marcado por duas estações distintas. A seca e chuvosa. A estação seca dura aproximadamente de novembro ao abril e é significativamente marcada pelo frio "harmarttan" neblina empoeirada dos ventos nordeste. A Estação chuvosa vão de maio a outubro com um breve período seco em agosto.

Cidades em Isoko[editar | editar código-fonte]

Algumas grandes cidades da região Isoko são:

Economia[editar | editar código-fonte]

A principal atividade econômica é o alimento das culturas agrícolas. E o grampo das culturas alimentares incluem mandioca e batata doce. Existe também a ampla produção de óleo de palma e palma de miolo. A quantidade limitada de caça e pesca também é feita. As mulheres constituem uma grande proporção da população agrícola. Eles também estão envolvidos no comércio de alimentos para o dinheiro para satisfazer outras necessidades básicas domésticas. No dia do mercado, é comum ver mulheres de Isoko assoreando bens em torno de suas aldeias vizinhas.

A mandioca é a fonte da maior parte dos alimentos consumidos pela população de Isoko.

A alimentação e a produção tem vindo a diminuir rapidamente recentemente. Isto tem sido largamente atribuído ao solo danos resultantes de derrames de crude freqüentes oleodutos pertencentes a algumas das principais empresas produtoras de petróleo (incluindo Shell Petroleum Development Company (SPDC), cuja rede de gasodutos transversal da paisagem). Isto levou a grandes frustrações com a Shell Petroleum Development Company, e resultou em escaramuças e, recentemente, seqüestros de resgate em algumas comunidades vizinhas.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Não existe um censo populacional de valor definitivo sobre a região de Isoko e, na verdade, a maior parte da Nigéria. Os vários números dos censos nigerianos foram e são considerados controversos e insuportável.[1]

Transporte[editar | editar código-fonte]

O meio de transporte popular é a motocicleta e bicicleta. Inter-cidade é viajar por ônibus ou carro.

Referências