Isolda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Isolda é o nome de duas personagens das lendas do Ciclo Arturiano, uma Isolda, a Loura e a outra Isolda das Mãos Brancas. As Isoldas são personagens principais da obra de Wagner, Tristão e Isolda.

Isolda, a Loura[editar | editar código-fonte]

Isolda, conhecida como "a Loura", era filha do Rei da Irlanda, prometida em casamento ao Rei Marco da Cornualha. A Tristão, um dos Cavaleiros da Távola Redonda, foi atribuída a missão de conduzi-la ao reino do seu futuro marido para a realização do casamento. No entanto, durante a viagem, ambos tomam uma poção mágica, que os leva a apaixonarem-se loucamente um pelo outro.

Isolda das Mãos Brancas[editar | editar código-fonte]

Isolda das Mãos Brancas era filha do Rei Hoel da Bretanha. Tristão casa com ela para se libertar do amor a Isolda, a Loura, mas não consegue consumar o casamento.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.