Isoterma de zero grau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Desenho ilustrativo da 'isoterma de zero grau

A isoterma de zero graus[nota 1] ou isoterma de 0°C (zero grau)[nota 1] ou nível de congelamento, representa a altitude em que a temperatura está a 0 °C (o ponto de congelamento da água) em uma atmosfera livre (ou seja, permitindo o reflexo do sol pela neve, etc.).[1] Qualquer medida é válida apenas por um curto período de tempo, geralmente menos de um dia.

Acima da altitude de congelamento, a temperatura do ar está abaixo de zero. Abaixo dele, a temperatura está acima de zero. O perfil dessa fronteira e suas variações são estudados em meteorologia e usados ​​para uma variedade de previsões e previsões. Embora não seja fornecido em previsões meteorológicas gerais, é usado em boletins que fornecem previsões para áreas montanhosas.

Medindo[editar | editar código-fonte]

Imagem de radar de dupla polarização de uma camada de congelamento facilmente identificável, indicada pelo anel amarelo ao redor do radar.

Existem vários métodos diferentes para examinar a estrutura da temperatura da atmosfera:

  • Uma radiossonda acoplada a um balão meteorológico é o método mais antigo e comum usado. Cada área libera dois balões por dia em locais separados por centenas de quilômetros.
  • Dispositivos de medição acoplados a aviões comerciais permitem relatar a isoterma e sua altura ao tráfego aéreo.
  • Os satélites meteorológicos são equipados com sensores que varrem a atmosfera e medem a radiação infravermelha que emite.
  • O radar meteorológico detecta bandas brilhantes, que são ecos de radar produzidos logo abaixo da isoterma causada pelo derretimento da neve na camada acima de 0 °C.
  • Um perfilador de vento, um radar apontando para cima, pode detectar a velocidade da precipitação, que é diferente para chuva, neve e neve derretida.

Dependendo da frequência e resolução em que essas leituras são feitas, esses métodos podem relatar a isoterma com maior ou menor precisão. As radiossondas, por exemplo, relatam uma leitura apenas duas vezes ao dia e fornecem informações muito aproximadas. O radar meteorológico pode detectar uma variação a cada cinco a dez minutos, se houver precipitação, e pode fazer a varredura em um raio de até dois quilômetros.[2]

Variações na isotérmica[editar | editar código-fonte]

A isotérmica pode ser muito estável em uma grande área. Varia em duas condições:

  1. Uma mudança na densidade do ar devido às frentes meteorológicas. Isso muda a isoterma gradualmente, ao longo de dezenas de quilômetros para uma frente fria e centenas para uma frente quente.
  2. Os níveis locais podem ser alterados pelo vento, reflexo do sol, neve e nível de umidade. Esses fatores podem fazer com que a isoterma mude rapidamente ao longo de vários quilômetros, tanto no inverno quanto no verão. Além disso, subsidência e ascendência atmosférica podem contribuir para variações na isoterma.

Essas condições implicam que a isoterma de 0 °C varia globalmente.[2]

Notas

  1. a b A forma zero grau é a preferida pela norma culta brasileira, enquanto a forma zero graus é preferida pela norma culta portuguesa.

Referências

  1. «NOAA's National Weather Service - Glossary». forecast.weather.gov. 2011. Consultado em 4 de agosto de 2011 
  2. a b The Mountain Manual, Seuil, 2000
Ícone de esboço Este artigo sobre Meteorologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.