Isotropia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde outubro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

A isotropia (do grego iso, ίσος, igual, e tropos, τρόπος, maneira) é a propriedade que caracteriza as substâncias que possuem as mesmas propriedades físicas independentemente da direcção considerada.

Física[editar | editar código-fonte]

Expansão térmica
Um sólido é dito isotrópico se sua expansão é igual para todos os lados quando lhe é adicionado energia térmica.
Óptica
Alguns sólidos transparentes cujo índice de refração é igual em todas as direções de propagação da rede cristalina. Exemplos incluem vidro, cloreto de sódio e alguns compostos orgânicos e inorgânicos.

Cristalografia[editar | editar código-fonte]

Os líquidos, os gases e os sólidos amorfos são exemplos de materiais isotrópicos, enquanto os cristais, em que a estrutura é ordenada dependendo da direcção, são anisótropos.

Como exemplo: certos minerais possuem uma dureza distinta consoante a direcção em que é feito o ensaio de dureza.

Resistência dos materiais[editar | editar código-fonte]

Em resistência dos materiais um material é dito isotrópico se suas propriedades mecânicas são as mesmas em todas direções.Os metais geralmente são materiais isotrópicos, ainda que, após serem sujeitos a processos de laminagem ou forja essas propriedades mecânicas passem a ser anisotrópicas.

Referência[editar | editar código-fonte]

  • Vários. Lexicoteca-Moderna Enciclopédia Universal, Lisboa: Círculo de leitores, 1985. Tomo XI
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.