Israelenses

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Israelita (português europeu) ou israelense (português brasileiro)
População total

c. 7 913 900 israelenses (2012)

Regiões com população significativa
Línguas
Hebraico ou Árabe
Religiões
Judaísmo, Islão (Drusos, Beduínos) e Cristianismo
Grupos étnicos relacionados
Árabes, Judeus, Semitas

Um Israelita (português europeu) ou israelense (português brasileiro) (em hebraico: ישראלי, Israeli, plur. Israelim) é um cidadão do moderno Estado de Israel, independentemente da sua origem étnica ou credo religioso. O Estado de Israel compreende principalmente Judeus e Árabes, muçulmanos e cristãos, assim como Drusos, Circassianos, e outros. [1] Actualmente, vive em Israel uma população de mais de 7 milhões de habitantes, a grande maioria é urbana, e a área mais povoada é o centro do país. [2] [nota 1]

Entre os cidadãos de origem judaica, há uma enorme diversidade de origens étnicas e procedências, sendo hoje a maioria já de sabras (nascidos em Israel), mais de 70%. [3] os outros tendem a identificar-se como ashkenazim, sefaradim ou mizrahim. O hebraico é o idioma dos judeus, e o árabe é a língua da minoria árabe; há ainda outros idiomas falados, principalmente entre os judeus que não são sabras e provém de uma infinidade de países, porém a tendência é o desaparecimento gradual dessas línguas minoritárias, que perdem espaço para o hebraico, que é a única língua usada no quotidiano dos judeus nascidos no país (a não ser os ultra ortodoxos, que não reconhecem o Estado de Israel e conservam o uso do iídiche.

Notas

  1. Inclui todos os residentes em Israel propriamente dita, Montes Golan e Jerusalém Oriental. Inclui ainda a população israelita da Cisjordânia. Exclui toda a população não israelita da Cisjordânia e Faixa de Gaza.

Referências

  1. Israel Ministry of Foreign Affairs (10 de junho de 2002). HISTÓRIA- O Estado de Israel (em inglês). Página visitada em 03 de janeiro de 2013.
  2. Main Indicators. Central Bureau of Statistics (2009-05-15). Página visitada em 2009-05-15.
  3. YNet News (18 de abril de 2010). Israel at 62: Population of 7,587,000 (em inglês). Página visitada em 03 de janeiro de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]