Itabuna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o clube, veja Itabuna Esporte Clube.
Itabuna
  Município do Brasil  
Vista panorâmica da cidade às margens do Rio Cachoeira
Vista panorâmica da cidade às margens do Rio Cachoeira
Vista panorâmica da cidade às margens do Rio Cachoeira
Símbolos
Bandeira de Itabuna
Bandeira
Brasão de armas de Itabuna
Brasão de armas
Hino
Lema Merces Laborum Suorum
traduzido do latim, significa: "A recompensa de seus trabalhos"[1]
Gentílico itabunense ou grapiúna
Localização
Localização de Itabuna na Bahia
Localização de Itabuna na Bahia
Localização de Itabuna na Bahia
Itabuna está localizado em: Brasil
Itabuna
Localização de Itabuna no Brasil
Mapa
Mapa de Itabuna
Coordenadas 14° 47' 09" S 39° 16' 48" O
País Brasil
Unidade federativa Bahia
Municípios limítrofes Buerarema, Governador Lomanto Júnior, Ibicaraí, Ilhéus, Itajuípe, Itapé e Jussari
Distância até a capital 426 (ou 333 via ferryboatkm
História
Fundação 1910
Administração
Prefeito(a) Claudevane Leite [2] (PRB, 2013 – 2016)
Características geográficas
Área total [3] 432,244 km²
População total (IBGE/2013[4]) 218 124 hab.
 • Posição BA: 5º
Densidade 504,6 hab./km²
Clima tropical úmido
Altitude 54 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010[5]) 0,712 alto
Gini (PNUD/2010[6]) 0,56
PIB (IBGE/2010[7]) R$ 2 582 489 mil
PIB per capita (IBGE/2010[7]) R$ 12 615,35
Estádio Luís Viana Filho
Unidade do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte em Itabuna

Itabuna é um município do sul do estado da Bahia, no Brasil. Possui uma área total de 432,244 km². Está localizada a cerca de 426 quilômetros da capital da Bahia, estando em torno de 333 quilômetros de distância dessa cidade via ferryboat. É a quinta cidade mais populosa da Bahia, com 218 124 habitantes, de acordo com o último censo realizado. A cidade de Itabuna, em conjunto com o município vizinho de Ilhéus, forma uma aglomeração urbana classificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística como uma capital regional B, exercendo influência em mais de 40 municípios que, juntos, apresentam pouco mais de um milhão de habitantes.[8].

Segundo levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o município de Itabuna apresenta o terceiro melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Estado da Bahia, ficando atrás somente da capital baiana, Salvador, e do município de Lauro de Freitas.

É terra natal do escritor Jorge Amado, que a descreve em algumas de suas obras, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim.

Topônimo

O nome "Itabuna" é derivado do termo tupi itáabuna, que significa "padre de pedra" (itá, pedra + abuna, padre). O nome é uma referência a uma formação rochosa que se assemelha a um padre.[9] Essa formação rochosa veio a designar o terceiro distrito de Ilhéus, Cachoeira de Itabuna, ao qual pertencia a localidade de Tabocas, que veio a dar origem ao atual município de Itabuna.[10]

História

Por volta do ano 1000, as tribos indígenas tapuias (mais especificamente, os aimorés)[11] que habitavam a região foram expulsas para o interior do continente devido à chegada de povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros portugueses à região, a mesma era habitada pela tribo tupi dos tupiniquins. Os portugueses implantaram, na região, a capitania de Ilhéus, porém esta fracassou economicamente devido aos constantes ataques dos índios aimorés, que retornaram à região vindos do interior do continente a partir da década de 1550.[12][13]

O povoamento de origem europeia na região só se consolidou a partir do momento em que a região passou a servir como principal ponto de passagem de tropeiros que se dirigiam a Vitória da Conquista. Na região cortada pelo rio Cachoeira, surgiu o Arraial de Tabocas em 1857, em meio à mata, que, então, era desbravada. O nome Tabocas, segundo a tradição, deve-se a um imenso jequitibá, de cuja derrubada fora feita uma disputa, sendo aquele o "pau da taboca", ou seja, da roça que se abria.

O povoamento intensificou-se a partir de 1867, feito principalmente por migrantes sergipanos, dentre os quais Félix Severino de Oliveira, depois conhecido como Félix Sevirino do Amor Divino, e José Firmino Alves, que eram primos. Félix fundou, na entrada de Itabuna, a Fazenda Marimbeta. Hoje, existe uma rua com esse nome no bairro da Conceição. Eles vieram da Chapada dos Índios, atual Cristinápolis. A eles, se atribui a fundação da futura cidade de Itabuna.

Em trinta anos, o crescimento foi tanto que, em 1897, os moradores pleitearam sua emancipação, que foi negada. Nova tentativa foi feita, junto ao governo estadual, em 1906, comprometendo-se Firmino Alves a doar os terrenos para que fossem erguidas as sedes administrativas.

Emancipação

Fundado em 1910, o município de Itabuna tem sua cronologia confundida com a própria origem do seu perímetro urbano, a partir de meados do século XIX, reduzindo-se a importância da centenária Ferradas, que foi a primeira vila - com o nome de dom Pedro de Alcântara, três décadas antes de Tabocas -, e o primeiro povoamento não indígena no território daquele que viria a ser o município de Itabuna.

Em abril de 2011, foi protocolado, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma proposta do deputado Gilberto Santana, do Partido Trabalhista Nacional, para a criação da Região Metropolitana do Cacau, que englobaria os municípios de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Itacaré, Itapé, Itajú do Colônia, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca.[14][15]

Economia

Vista de Itabuna.

Itabuna é um centro regional de comércio, indústria e de serviços. Sua importância econômica cresceu no Brasil durante a época áurea do cultivo de cacau, que, por ser compatível com o solo da região, levou-a ao 2º lugar em produção no país, exportando para os Estados Unidos e Europa.

Depois de grave crise na produção cacaueira causada pela presença da doença conhecida como vassoura-de-bruxa, a cidade tem buscado alternativas econômicas, com a ajuda do comércio, da indústria e da diversificação de lavouras. A cidade é um importante entreposto comercial do estado, situada às margens da BR-101 e BR-415 e hoje se destaca com industrias de grande porte como Nestlé, Kissex, Produtos Padim, Delphi Cacau, Cambuci S/A (Penalty) e TriFil, se consolidando como polo médico, prestador de serviços e de educação.

O município conta com o Shopping Jequitibá, um dos maiores do interior da Bahia, com mais de 130 lojas e 8 âncoras.

Saúde

A cidade conta com alguns hospitais particulares e outros filantrópicos como o complexo Santa Casa, com 3 hospitais, assim como outros públicos, como o Hospital de Base, que não atendem somente a cidade, mas também aos municípios vizinhos, num total de 121 pactuados, como Lomanto Júnior, Ibicaraí, Itajuípe, Itapé, Buerarema, Jussari, Camacã, Coaraci e Uruçuca, inclusive de outros estados.


População e Eleitorado (Eleições Municipais)[16]
Habitantes Eleitorado Eleitorado (% da população)
204 710 138 188 67,41%

Educação

Itabuna se destaca na educação, principalmente como polo universitário regional, possuindo alguns dos melhores centros educacionais da Bahia. A cidade dispõe de várias escolas públicas, com destaque para o Colégio Estadual Sesquicentenário (CISO), Colégio da Polícia Militar Antônio Carlos Magalhães, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, e particulares como os colégios Sistema Moderno de Educação, Galileu, São José da Ação Fraternal de Itabuna (AFI), Divina Sartre COC (ex-Divina Providência) e Pio XII, além de 2 faculdades, Faculdade de Tecnologia e Ciências e União Metropolitana de Educação e Cultura - ex-FacSul, um Centro Estadual de Educação Profissional em biotecnologia e saúde - CEEP (antigo Colégio Polivalente) e também a Universidade Estadual de Santa Cruz, que, apesar de estar em território ilheense, está mais próxima do centro de Itabuna. A universidade surgiu da união de faculdades das duas cidades na década de 1970, oferecendo, juntas, mais de 50 cursos de nível superior em graduação e mais alguns em pós-graduação.

  • Taxa de analfabetismo (IBGE - 2000):
  • População de 10 a 15 anos: 7,9%;
  • População de 15 anos ou mais: 15,1%.
  • IDI (Índice de Desenvolvimento da Infância - Unicef - 2004): 0,64.

Cultura

Itabuna se destaca pela vasta cultura, com grupos de teatro, grupos de capoeira, dança, bandas musicais com trabalho autoral expressivo de diferentes gêneros como Cacau com Leite, Lordão, Mendigos Blues e Manzuá e outras atividades do gênero como por exemplo no meio Gospel onde encontramos a Banda Shalom e no seguimento Rock Gospel encontra-se as Bandas Projeto Alpha, Restauração e Salmos. Um dos maiores santeiros do mundo, Osmundo Teixeira, vive e trabalha na cidade.

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Itabuna

Referências

  1. Google tradutor. Disponível em http://translate.google.com.br/?hl=pt-BR#la/pt/merces%20laborum%20suorum. Acesso em 29 de janeiro de 2014.
  2. Site oficial da prefeitura de Itabuna
  3. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010  Texto "itabuna " ignorado (ajuda)
  4. «IBGE - Censo Brasileiro 2013» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 30 de setembro de 2013 
  5. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 07 de agosto de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2010). «Perfil do município de Itabuna - BA». Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. Consultado em 4 de março de 2014 
  7. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios - 2010». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 31dez. 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  8. MOTTA, Diana Meirelles da; Cesar Ajara (Junho de 2001). «Configuração da Rede Urbana do Brasil» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 24 de julho de 2009 
  9. NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 571.
  10. Itabuna-BA.com.br. Disponível em http://www.itabuna-ba.com.br/hist8.htm. Acesso em 4 de abril de 2013.
  11. GÂNDAVO, P. M. A primeira história do Brasil: história da província Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. 2ª edição. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor. 2004. p. 163. 164.
  12. BUENO, E. Brasil: uma história. 2ª edição. São Paulo. Ática. 2003. p. 19.
  13. GÂNDAVO, P. M. A primeira história do Brasil: história da província Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. 2ª edição. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor. 2004. p. 163. 164.
  14. Deputado quer criar Região Metropolitana do Cacau
  15. Deputado Baiano quer criar a Região Metropolitana do Cacau
  16. Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística - IBGE. [1]

Predefinição:Hierarquia urbana do Brasil Predefinição:Mesorregião do Sul Baiano