Itagaki Taisuke

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conde Itagaki Taisuke (板垣 退助, Itagaki Taisuke?, 21 de Maio de 1837 - 16 de Julho de 1919) foi um político japonês e líder do Movimento da Liberdade e Direitos do Povo (自由民権運動, Jiyu Minken Undō?), que acarretou na criação do primeiro partido político japonês.

Itagaki Taisuke

Primeiros Anos[editar | editar código-fonte]

Itagaki Taisuke nasceu em uma família de samurais intermediários durante no feudo de Tosa, atualmente Prefeitura de Kochi. Após estudar em Kochi e Edo, foi apontado como o sobayonin (conselheiro) do daimyo de Tosa, Yamauchi Toyoshige se tornando a par das despesas e dos objetivos militares durante o domínio Edo em 1861. Ele discordou do domínio dos oficiais de polícia de kobu gattai (uma reconciliação entre a Corte Imperial e o Tokugawa bakufu).

No período entre 1867-1868, ele se encontrou com Saigo Takamori, o Xogum, em sua visita durante a Restauração Meiji. Durante a Guerra Boshin, ele emergiu como figura de liderança política do feudo de Tosa, reclamando um lugar no novo Governo Meiji após a derrota de Tokugawa.

De Homem do Estado Meiji a Agitador Liberal[editar | editar código-fonte]

Itagaki foi apontado como Conciliador do Estado em 1869, e se envolveu em várias reformas chave, como a abolição do Sistema han em 1871. Como sangi (conciliador), ele geriu o governo temporário durante a ausência durante a Missão Iwakura.

Entretanto, renunciou ao Governo Meiji em 1873 após desentendimentos com a política de controle sobre a Coreia (Seikanron) e, mais genericamente, em oposição ao domínio Chōshū-Satsuma no novo governo.

Em 1874, junto com Goto Shojiro de Tosa e Eto Shimpei e Soejima Taneomi de Hizen, ele formou o Aikoku Koto (Partido Público de Patriotas), declarando "Nós, os 30 milhões de pessoas no Japão estamos igualmente dotados de certos direitos definitivos, entre os quais, o de apreciar e defender a vida e a liberdade, adquirindo e possuindo propriedades e obtendo sua subsistência e perseguir sua felicidade. Estes direitos dádivas da Natureza sobre todos os homens, e, por isso, não pode ser tirado pela força de nenhum homem."

Este apelo antigovernamental estimulou o descontentamento contra os samurais e a aristocracia rural (que se implantou taxação centralizada) entre camponeses (quem eram discontentes com os preços elevados e baixos salários). A participação de Itagaki no liberalismo deu a ele a legitimação política no Japão, e o tornou um líder no impulso para reforma democrática.

Itagaki e seus associados criaram uma variedade de organizações para fundir a instituição samurai ao liberalismo ocidental e a formação de uma Assembleia Nacional, com constituição escrita e limites no exercício do poder governamental. Neste movimento se incluíram o Risshisha (Movimento de Auto-Ajuda) e o Aikokusha (Sociedade dos Patriotas) em 1875. Após a fundação e uma estagnação inicial, o Aikokusha foi retomado em 1878 e mobilizou-se com um sucesso crescente como parte do Movimento da Liberdade e Direitos do Povo.

O movimento despertou a ira do governo e dos seus aliados. Em 1882, Itagaki quase foi assassinado pelo seu braço direito, que alegou "Itagaki deve morrer, mas a liberdade nunca!"[1]

Líder do Partido Liberal[editar | editar código-fonte]

Itagaki Taisuke

No encontro de líderes na Conferência de Osaka em 1875, seduziu Itagaki a ideia de retornar ao Governo como sangi. Entretanto, novamente renunciou após 2 meses por se opor à concentração excessiva do poder no Genrōin.

Itagaki criou o Partido Liberal (Jiyuto) junto com Numa Morikazu em 1881, onde, através do Rikken Kaishinto, ícone do descontentamento nacional de 1880-1884. Neste período, um racha se formou no movimento entre as classes mais baixas e as lideranças da aristocracia no partido. Itagaki se tornou envolvido na controvérsia quando ele fez uma viagem a Europa, onde muitos acreditaram ter sido financiada pelo governo. A viagem foi custeada pelo empresa Mitsui, mas suspeitas sobre Itagaki começaram a tomar força no governo. Consequentemente, grupos radicais se proliferaram, minando a unidade do partido e do movimento. Itagaki foi ofertado com o título de Conde (Hakushaku) em 1884, em um novo sistema de nobreza conhecido como kazoku, mas ele só aceitou com a condição de que o título não seja herdado pelos seus descendentes.

O partido liberal se dissolveu em 20 de Outubro de 1884. Se restabeleceu em um breve período antes da abertura da Dieta Nacional do Japão em 1892 e o Rikken Jiyūtō.

Em Abril de 1896, Itagaki juntou-se a segunda administração Ito como Ministro do Interior. Em 1898, Itagaki juntou-se a Okuma Shigenobu de Shimpoto para formar o Kenseito, e o primeiro Governo Partidário do Japão. Okuma tornou-se Primeiro Ministro, e Itagaki continuou em seu cargo. O Gabinete entrou em colapso a´pós 4 meses de disputas entre fações, evidenciando a imaturidade do parlamento democrático do Japão daquela época. Itagaki retirou-se da vida publica em 1900 e gastou o resto de sua vida escrevendo, vindo a falecer por causas naturais em 1919.

Legado[editar | editar código-fonte]

cédula de 50 sen com retrato de Itagaki

Itagaki é creditado como o primeiro líder partidário japonês e uma importante força no liberalismo do Japão da era Meiji. Recebeu da nobreza a elevação póstuma ao título de hakushaku (Conde).

Seu retrato foi exibido em antigas cédulas de 50 sen e 100 yens emitidas pelo Banco do Japão.

A crista da familia de Itagaki[editar | editar código-fonte]

Jiguro Hana bishi.png Kamon kayanouchi jumonji.png Kamon Tosa Kiri.png
Jiguro Hanahishi
Kayanouchi Jumonji
Tosa Kiri

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Beasley, W. G. The Rise of Modern Japan: Political, Economic and Social Change Since 1850. St. Martin's Press, New York 1995. ISBN 0312127510
  • Jansen, Marius B. and Gilbert Rozman, eds. Japan in Transition: From Tokugawa to Meiji. Princeton: Princeton University Press, 1986. ISBN 0691054592
  • Totten, George O. (compiled by). Democracy in Prewar Japan: Groundwork or Facade?. D.C. Heath and Company, Boston (1966). OCLC 255863

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Itagaki Taisuke

Referências

  1. Jansen, Marius (2000). The Making of Modern Japan. Cambridge: Harvard University Press. p381.