Itambé (Bahia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Itambé
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Itambé
Bandeira
Brasão de armas de Itambé
Brasão de armas
Hino
Gentílico itambeense
Localização
Localização de Itambé na Bahia
Localização de Itambé na Bahia
Localização de Itambé na Bahia
Itambé está localizado em: Brasil
Itambé
Localização de Itambé no Brasil
Mapa
Mapa de Itambé
Coordenadas 15° 14' 42" S 40° 37' 26" O
País Brasil
Unidade federativa Bahia
Municípios limítrofes Ribeirão do Largo, Itapetinga, Macarani, Itororó, Vitória da Conquista, Caatiba e Barra do Choça.
Distância até a capital 566 km
História
Fundação 12 de agosto de 1927 (96 anos)
Administração
Prefeito(a) José Cândido Rocha Araújo (PSD, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [1] 1 534,575 km²
População total (estimativa IBGE/2021[2]) 22 474 hab.
 • Posição BA: 143º) (BR: 1585º
Densidade 14,6 hab./km²
Clima semiárido (BSh)
Altitude 346 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010 [3]) 0,578 baixo
PIB (IBGE/2020[4]) R$ 270 513,80 mil
 • Posição BA: 140º
PIB per capita (IBGE/2020[4]) R$ 11 888,63

Itambé é um município brasileiro no interior do estado da Bahia, na microrregião de Itapetinga. Situada a 346 metros acima do nível do mar, sua área é de 1 534,575 km². Sua população em 2021, segundo estimativas do IBGE, era 22 474 habitantes.[5] A cidade é cortada pelo Rio Pardo.[6]

Topônimo[editar | editar código-fonte]

A palavra "Itambé" é de origem tupi e significa "Pedra Afiada", através da junção de i'tá (pedra) e aim'bé (afiada)[7].

História[editar | editar código-fonte]

De acordo com a Lei Estadual 2 042, de 12 de agosto de 1927, o povoado adquiriu a sua emancipação política (o povoado do Verruga pertencia até então ao município de Vitória da Conquista). No dia 1 de janeiro de 1928, foi empossado o primeiro prefeito, coronel Hygino dos Santos Melo. Em 30 de novembro de 1938, através do Decreto-Lei 11 089, o Município de Itambé adquiriu o distrito de Itapetinga, que pertencia ao Município de Vitória da Conquista. Em 3 de agosto de 1948, foi colocada primeira pedra para construção da primeira casa do distrito de Catolezinho, numa área doada pelo então vereador e próspero fazendeiro Cassiano Fernandes Ferraz. Após nove meses, já haviam sido edificadas em torno de trezentas casas. Assim, Catolezinho se tornou o primeiro distrito e Itapetinga, o segundo. Itambé possuía também os arraiais de Sapucaia, Palmares e Bandeira. Em 12 de dezembro de 1952, Itambé perdeu o distrito de Itapetinga quando este foi emancipado politicamente.

No processo de estruturação política e administrativa, houve também a estruturação da fé. Em 28 de novembro de 1935, foi instalada paróquia de Itambé, graças à influência de Aparício do Couto Moreira, que era parente próximo do monsenhor Moisés Couto, vigário de Itabuna. Este intercedeu para a criação da paróquia, tendo, como primeiro vigário, o padre Nestor Passos. A paróquia de Itambé tem São Sebastião como patrono.

Economia[editar | editar código-fonte]

Avenida João Durval Carneiro

A economia de Itambé é baseada na agricultura, pecuária, comércio, extração mineral e indústrias de pequeno porte, sendo o destaque a pecuária. As culturas agrícolas que se destacam são: feijão, mandioca, milho, banana . Na pecuária, o município possui rebanhos: bovinos, eqüinos, suínos, ovinos e aves.

No último Censo Agropecuário feito pelo IBGE, em 2006, o município de Itambé possuía o maior rebanho bovino do Estado da Bahia, com 168.235,00 cabeças de gado.

O comércio é baseado principalmente nas vendas a varejo. Outra atividade econômica que merece destaque no município é a Mineração. Extrai-se berilo, calcário, cristal de rocha, feldspato, fluorita, nióbio, columbita, caulim, pegmatitos, cristais transparentes, cristal róseo, águas marinhas, urânio, ametista, micas, amianto e barita. A cidade possui indústrias de selaria, capotaria, olaria, sapataria, extração de minério.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Santa Casa de Misericórdia

O município possui a Santa Casa de Misericórdia, quatro unidades de saúde da família na Zona Urbana sendo elas: USF Dr. Jorge de Souza Heine (Sidney Almeida), USF Felipe Achy (Felipe Achy), USF Gerusa Alves (Durvalina Andrade), USF Valter Vilarinho (Centro), USF Sibéria Maciel (Humberto Lopes), e duas Unidades de Saúde da Família nos distritos USF José Rucas Achy (Catolezinho), USF São José do Colônia no distrito de mesmo nome, ainda o Posto de Saúde Coriolano José Fagundes (Humberto Lopes) Academia de Saúde (Sidney Almeida), Central Municipal de Regulação (Centro), onde a população tem acesso a atendimento médico, odontológico, psicólogo, nutricionista, serviço social, vacinação, farmácia básica e primeiros socorros.

A cidade dispõe ainda do Centro de Fisioterapia Dr. Alterives Maciel (Centro), Centro de Atenção Psicossocial CAPS I (Agenor Novais) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192, . Também existem vários laboratórios de analises clínicas que fazem vários tipos de procedimentos. 

Educação[editar | editar código-fonte]

O município de Itambé é muito bem servido de escolas: possui 1 colégio estadual de 1º e 2º graus. Complexo Estadual Polivalente de Itambé. Existem diversas escolas municipais espalhadas pela sede, distritos e zona rural. A cidade possui, também, uma escola particular: o Centro Educacional Enoy Ferraz Trancoso, no centro da cidade, e duas creches que atendem a população carente: Magda Maria Correia, no centro da cidade, e Maria Fernandes Achy, no Felipe Achy.

Principais Bairros[editar | editar código-fonte]

  • Centro
  • Sydney Almeida
  • José Gusmão de Brito
  • Felipe Achy
  • Agenor Novaes
  • Osório Gusmão
  • Humberto Lopes
  • Bela Vista
  • Durvalina Andrade
  • Loteamento Vitória
  • Valdomiro Santos

Distritos[editar | editar código-fonte]

Atualmente, o município conta com dois distritos em seu território:

  • Catolezinho
  • São José do Colônia

Cultura e Lazer[editar | editar código-fonte]

Rua Rui Barbosa, no Centro
Bibliotecas

Existe a biblioteca municipal Guilherme Marback (desativada) e mais duas que pertencem ao Colégio Estadual Polivalente e ao Centro Educacional Gilberto Viana.

Referências

  1. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. «Estimativa populacional 2021 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 28 de agosto de 2021. Consultado em 5 de março de 2023 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 24 de agosto de 2013 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 5 de março de 2023 
  5. «Itambé (BA) | Cidades e Estados | IBGE». www.ibge.gov.br. Consultado em 5 de março de 2023 
  6. «Homem morre afogamento Pardo» 
  7. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 974.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]