Pedra de Itapuca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Itapuca (monumento))
Pedra de Itapuca
Pedra de Itapuca
Tipo formação rochosa
Geografia
Coordenadas 22° 54' 20.784" S 43° 7' 11.407" O
Mapa
Localização Niterói - Brasil
Patrimônio bem tombado pelo INEPAC

Pedra de Itapuca é uma formação rochosa que se localiza entre a Praia de Icaraí, no bairro de Icaraí e Praia das Flechas, no bairro do Ingá, no município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.[1] É um dos símbolos da cidade de Niterói. Foi tombada em 1985 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.[2]. As águas a seu redor são um tradicional ponto de prática de surfe na cidade.

Esta presente no brasão da cidade de Niterói.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Itapuca" é um termo de origem tupi, significando "pedra fendida", através da junção dos termos itá (pedra)[3] e puka (fenda).[4] A denominação é uma referência à antiga forma da Pedra de Itapuca, antes de ela ser implodida, em 1840, para o arruamento da região. A pedra formava um arco natural com o continente, daí o seu nome tupi significando "pedra fendida". Com a implosão, o arco foi desfeito, restando dele, atualmente, somente um pilar rochoso no mar, a alguns metros da terra firme.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Pedra de Itapuca, Icarahy[1]
  2. Mapa de Cultura rj[2]
  3. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. Terceira edição revista e aperfeiçoada. São Paulo. Global. 2005. p. 40.
  4. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. Terceira edição revista e aperfeiçoada. São Paulo. Global. 2005. p. 68.