Ivã da Rússia (filho de Ivã IV)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ivã Ivanovich da Rússia)
Ivã Ivanovich
Ива́н Иванович
Ivã da Rússia (filho de Ivã IV)
Ivan, o Terrível, e o Seu Filho Ivan em 16 de Novembro de 1581, quadro de Ilya Repin
Nascimento 28 de março de 1554
Morte 19 de novembro de 1581 (27 anos)
Causa da morte assassinado
Nacionalidade russo
Progenitores Mãe: Anastasia Romanovna
Pai: Ivã, o Terrível
Cônjuge Eudoxia Saburova
Praskovia Solova
Yelena Sheremeteva
Religião catolicismo ortodoxo

Ivã Ivanovich (Ива́н Иванович, 28 de março de 155419 de novembro de 1581) da dinastia Rurik, foi o herdeiro aparente do trono da Rússia, sendo o segundo filho de Ivã, o Terrível e Anastasia Romanovna, e o irmão mais velho de Teodoro I. Ivã Ivanovich foi morto pelo próprio pai, Ivã, o Terrível.

História[editar | editar código-fonte]

O jovem Ivã era, aparentemente, tão cruel quanto seu pai, tendo acompanhado-o durante o massacre de Novgorod aos 15 anos. Durante cinco semanas ininterruptas, ele e seu pai assistiram a depredação dos oprichniks com entusiasmo, ao mesmo tempo em que recolhiam-se à igreja para rezar.

O jovem Ivã salvou a vida de seu pai durante uma tentativa de assassinato. Um prisioneiro livoniano chamado Bykovski chegou a erguer uma espada em direção a Ivã, mas o jovem Ivã conseguiu esfaquear Bykovski a tempo.

Em 1566, sugeriu-se que o jovem Ivã casasse com Virginia Eriksdotter, filha do rei Érico XIV da Suécia, o que acabou não ocorrendo. Aos 17 anos de idade, ele uniu-se a Eudoxia Saburova, uma das doze pretendentes rejeitadas por seu pai. Por ser estéril, o velho Ivã acabou banindo-a para um convento. Ele depois casou-se com Praskovia Solova, mas seu pai a mandou embora pelo mesmo motivo.

Aos 27 anos de idade, o jovem Ivã já era tão culto quanto seu pai, e em seu tempo livre escreveu uma biografia do monge ortodoxo Antônio de Siya. Seus impulsos sádicos, entretanto, perduraram, e ele frequentemente assistia às torturas dos prisioneiros com seu pai, com quem também trocava amantes. Sua terceira esposa foi Yelena Sheremeteva, que finalmente engravidou em outubro de 1581.

Morte[editar | editar código-fonte]

O relacionamento do jovem Ivã com seu pai começou a se deteriorar durante os últimos estágios da Guerra da Livônia. Com raiva por seu pai ter assinado a Paz de Jam Zapolski, o jovem Ivã deu ordem a algumas tropas para que libertassem a cidade de Pskov. A relação com o pai piorou quando, em 15 de novembro, o czar viu a esposa do filho andando pelo palácio, grávida, em trajes informais — o velho Ivã então gritou e bateu na mulher, que acabou por sofrer um aborto espontâneo.

Ao ouvir os gritos da esposa, o jovem Ivã correu em seu socorro, gritando raivosamente com seu pai:

Ao confrontar o pai, este relembrou o caso da liberação de Pskov, acusando o filho de insubordinação e incitação à rebelião. As acusações foram negadas pelo jovem Ivã que, entretanto, continuou a defender a libertação de Pskov. Num acesso de raiva, o velho Ivã golpeou a cabeça do filho com seu cetro. O então boiardo Boris Godunov, que a tudo assistia, tentou intervir, mas também apanhou do czar. O jovem Ivã caiu quase inconsciente e com um grande sangramento na lateral da cabeça. Ao ver a cena, seu pai imediatamente jogou-se sobre seu filho, beijou sua face e, enquanto tentava estancar o sangramento, chorou:

O jovem Ivã ainda recobrou a consciência por alguns instantes e disse:

Durante os quatro dias seguintes, o velho Ivã rezou incessantemente por um milagre, que não aconteceu. Ivã Ivanovich morreu em 19 de novembro de 1581, deixando seu pai em profundo remorso, que carregou para o resto da vida.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Koptiaeva, Antonina. Ivan Ivanovich: a novel. House, 1952.
  • Troyat, Henri. Ivan le Terrible. Flammarion, Paris, 1982.
  • de Madariaga, Isabel. Ivan the Terrible. Giulio Einaudi editore, 2005.