Ivan Drago

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde novembro de 2013).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Ivan Drago é um personagem do filme Rocky IV, interpretado por Dolph Lundgren. É campeão olímpico de pesos pesados.1 2

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos, em 1985, a imprensa esportiva começa a dar atenção aos atletas russos, que estão conseguindo bons resultados em diversas categorias (a esposa de Drago é campeã olímpica de natação). Apollo Creed (rival de Rocky Balboa em Rocky, um Lutador e Rocky II), por ser muito nacionalista, sente-se ofendido com a atenção que a imprensa desprendia a Drago, um lutador de boxe amador. Já a assessoria de Drago acredita que ele tem condições de derrotar o campeão mundial de pesos pesados, Rocky Balboa.

Luta contra Apollo[editar | editar código-fonte]

Apollo fica indignado com a atitude dos russos e decide "dar uma lição" em Drago. Aposentado havia cinco anos, e com 39 anos de idade, ele desafia o russo. A luta é marcada como entretenimento, e Apollo sente-se muito confiante. Mas Drago, mesmo sem a "ginga" do boxe, nocauteia Apollo no segundo assalto, e este morre no ringue. "Se morrer,morreu", desdenhou Drago depois da luta. Rocky, então, vai até a União Soviética enfrentá-lo para vingar seu ex-rival, treinador e amigo.

Luta contra Rocky[editar | editar código-fonte]

Enquanto Balboa se limita a correr, levantar pedras e puxar carroças, entre outras atividades mais primitivas, o treinamento de Drago é altamente sofisticado, tanto que o boxeador faz uso de aparelhos de alta tecnologia. Ele é considerado um super-homem na União Soviética, sendo que sua força e resistência estão muito acima das de um humano comum. Seu soco ultrapassa a marca dos 2.200 psi (libras por polegada), causando um impacto de mais de, aproximadamente, 430 quilogramas por centímetro quadrado, enquanto um peso pesado comum atinge em média 350 kg.

Mesmo em casa, na luta contra Rocky Balboa ele acaba perdendo o apoio da torcida, que grita pelo adversário americano. Após descarregar uma série de golpes em Rocky, ele se cansa e acaba por ser nocauteado no décimo-quinto e último assalto depois de ter vencido todos os assaltos anteriores.

Estilo de luta[editar | editar código-fonte]

Apesar de muito alto,Drago é incrivelmente rápido e igualmente forte.Sua resistência é sobre humana, superando facilmente a de Balboa. Porém, Drago nos últimos assaltos se cansa e acaba por ser nocauteado no último round por Rocky Balboa.

Referências

  1. Lee, Christina. (2005). "Lock and Load(up): The Action Body in The Matrix". Continuum: Journal of Media & Cultural Studies 19 (4). DOI:10.1080/10304310500322909.
  2. Lukynov, Fyodor. (2005). "America as the Mirror of Russian Phobias". Social Research 72 (4): 859-872.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.