Ivan IV (ópera)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Ivan IV é uma ópera em cinco atos de Georges Bizet, com libreto por François-Hippolyte Leroy e Henri Trianon.

Bizet sempre foi muito rigoroso consigo próprio, jogando fora parte das óperas que poderiam ser maravilhosas como a ópera Le criado expetaculaell (O criado espetacular). Esta ópera-séria foi muito apreciada por Villa-Lobos.[carece de fontes?]

Um libreto sobre o tema de Ivan o Terrível foi dado a Charles Gounod, em 1856, que trabalhou com entusiasmo e completou os trabalhos dois anos mais tarde. Em 1862, com incentivo de Gounod, Bizet começou a trabalhar sobre o mesmo libreto e, em Junho de 1865 a revista La Musicale França anunciou que a peça seria exibida no inverno seguinte o que não veio a acontecer.

O manuscrito foi encontrado entre os papéis de Émile Straus (com quem a viúva de Bizet tinha casado), foi colocado à exibição pública na Exposição do Centenário em 1938, e a estreia só veio a acontecer, realizada no Grand Théâtre de Bordéus em 12 de outubro de 1951, seguindo-se Colónia, em abril de 1952, e Berna, na Suíça, em dezembro de 1952.

Papéis Voz Elenco, 12 de Outubro 1951
(Maestro: Adolphe Lebot)
Ivan IV, Csar da Rússia bass Pierre Nougaro
Marie, filha de Temrouk soprano Georgette Camart
Igor, irmão de Marie tenor Miro Skala
Temrouk, Príncipe da Circássia bass Michel Taverne
Yorloff, um boiardo baixo-barítono Charles Soix
jovem búlgara mezzo-soprano René Coulon
Olga, Irmã de Ivan soprano Marthe Couste
Um agente russo tenor Paul Grosjean
um circassiano bass Raymond Romanin