Ivan Skvortsov-Stepanov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ivan Ivanovich Skvortsov-Stepanov (em russo: Ива́н Ива́нович Скворцо́в-Степа́нов, 1870 – 1928) foi escritor, historiador, importante bolchevique russo e um dos participantes mais antigos do movimento revolucionário.

Uniu-se a ele em 1892 e em 1904 aderiu à fação bolchevique. Em 1906 foi delegado no IV Congresso do Partido Social-Democrata Russo, onde apoiou Lenin contra a maioria menchevique. Na época entre 1907 e 1910 suportou a corrente dos Mezhraiontsi, mas finalmente volveu ficar sob a influência de Lenin, o qual favorece que, após ter sido arrestado e exiliado em numerosas ocasiões, com o triunfo da Revolução russa fosse nomeado primeiro Comissário do Narkomfin, departamento que controlava as finanças e a economia russa após a revolução.

Após a sua morte em 1928, foi comemorado pelo regime stalinista como um "leninista firme e constante", o qual contrasta claramente com o tratamento que o stalinismo deu ao resto dos membros originais do Conselho de Comissários do Povo, a maior parte deles executados nos expurgos stalinistas[1] .


Precedido por:
{{{antes}}}
{{{titulo}}} Sucedido por:
{{{depois}}}

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

References[editar | editar código-fonte]

  1. http://www.marxists.org/reference/archive/stalin/works/1928/10/x01.htm (em inglês)