Ivanovo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ivanovo
Иваново
Flag of Ivanovo (Ivanovo oblast).png
País Rússia
Região Oblast de Ivanovo
População 409,277 habitantes habitantes
Densidade 3,905/km² hab/km²
Fundação 1561
Antigos nomes Ivanovo-Voznessensk
Código OKATU 24 401
Código telefônico +7 4932
Website http://ivgoradm.ru
Cidade da Rússia Rússia

Ivanovo é uma cidade da Rússia, capital do Oblast de Ivanovo. Ivanovo tem sido tradicionalmente conhecida como a capital têxtil da Rússia. Como a maioria dos trabalhadores da indústria têxtil são mulheres, também tem sido conhecida como a "Cidade das Noivas". Provavelmente o mais famoso dos nativos do sexo feminino da cidade era o pós-moderno escritor francês Nathalie Sarraute.

É o lar de Ivanovo Severny, que é uma das maiores bases transporte aéreo militar na Rússia. Serviços aéreos civis são fornecidos no Ivanovo Yuzhny Airport.

Ivanovo tem várias instituições de ensino: Universidade Estadual de Ivanovo, Ivanovo Universidade Estadual de Química e Tecnologia, Academia Médica Ivanovo, Ivanovo Academia de arquitectura, Ivanovo Poder Universidade (ISPU).

História[editar | editar código-fonte]

Ivanovo foi criada mediante a fusão da aldeia de Ivanovo(documentada pela primeira vez em 1561) com a industrial Voznesensky Posad em 1871. Até 1932, seu nome oficial era Ivanovo-Voznesensk. Por causa de sua indústria têxtil,Ivanovo ganhou o apelido de "Manchester russa" durante o século XIX.

No início do século 20, Ivanovo competiu com Łódź (também uma parte do Império Russo na época) para o título do principal centro têxtil de produção na Europa. Como as condições de vida dos trabalhadores eram terríveis, as greves eram freqüentes. Uma dessas greves (14 maio - 22 julho, 1905) levou à primeira revolução russa. De acordo com a historiografia soviética, por exemplo, Grande Enciclopédia Soviética, o artigo "Sovietes de deputados operários" (em russo: Советы депутатов трудящихся), o soviético Ivanovo (criados 28 de maio de 1905) foi um dos primeiros Soviéticos da história. No entanto, esta afirmação é contestada, ver São Petersburgo Soviética. Ironicamente, a União Soviética foi fundada sobre o conselho de um inspetor de fábrica de governo.

Em 1933 foi aqui criada, por trabalhadores da indústria têxtil, a Internacionalny Dom (casa internacional), mais conhecida como Interdom. Ao longa da sua história estiveram aqui hospedadas milhares de crianças de vários países em guerra civil ou sobre jugo de ditaduras. Em 2003, 70 anos depois da sua fundação, o cineasta português Ivan Dias produziu o documentário Os Filhos de Ivanovo. O filme conta a história de José Serra, um dos muitos alunos portugueses da Interdom. [1]

Residentes notáveis[editar | editar código-fonte]

Cidades irmãs[editar | editar código-fonte]

Esporte[editar | editar código-fonte]

A cidade de Ivanovo é a sede do Estádio Tekstilshchik e do FC Tekstilshchik Ivanovo, que participa do Campeonato Russo de Futebol. [3] . Também é a sede do Estádio Kraneks e do FC Kraneks Ivanovo. [4] .

Referências

  1. Artigo sobre o filme no sítio dos Estudos sobre o comunismo, visitado a 14 de outubro de 2013
  2. Twin Cities The City of Łódź Office Flag of the United Kingdom.svg Flag of Poland.svg (in English and Polish) © 2007 UMŁ. Visitado em 2008-10-23.
  3. http://www.rsssf.com/tablesr/rus92.html
  4. http://www.rsssf.com/tablesr/rus93.html
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.